Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Jornal e mural

Compartilhamos abaixo atividade da professora Neliane Cristina Ribeiro Preisnhe, de Ponta Grossa/PR, com mural. Ela faz parte do Projeto Vamos Ler, do Jornal da manhã/PR.


Nome: Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen  (Ponta Grossa/PR)
Escolaridade dos alunos: 6º Ano A, B, C e D
Responsável pela atividade e pelo relato a seguir: Neliane Cristina Ribeiro Preisnhe
Local: Ponta Grossa/PR


Objetivos
*Incentivar a leitura através do contato com o mural;
*Estimular a criação de textos;
*Contribuir para a melhoria do processo ensinoaprendizagem  e  para  a  formação  de  leitores  críticos  e 
criativos;
*Trabalhar a oralidade em sala. 


Metodologia
Como  somente  alguns  alunos  puderam  participar  da  IV Mostra Cultural Vamos Ler, pedi para que eles prestassem  bastante  atenção  na  Mostra  e  nas  apresentações  e  os incentivei a relatarem em forma de texto o que puderam  apreciar. Cada um escolheu o que mais gostou na Mostra para escrever sobre. Tirei fotos para que os alunos que não puderam ir pudessem visualizar as apresentações e então, na  escola,  foram  feitas  as reestruturações  dos  textos  e montagem de um painel para ficar exposto no mural da escola, assim todos puderam apreciar a IV Mostra Cultural Vamos Ler.


Resultados Alcançados
Queria que os alunos que não foram à Mostra tivessem a noção do evento, aguçando a curiosidade para que lessem as produções dos colegas que estavam expostas no mural. Depois em sala, pedi aos alunos que foram 
para repassarem mais informações aos colegas e, assim, a experiência que podia ter sido somente de alguns pôde ser compartilhada com todos os alunos do sexto ano do nosso colégio.


Fonte: Projeto Vamos Ler/Jorna, da Manhã - Ponta Grossa/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário