O movimento Todos Pela Educação, em parceria com importantes instituições nacionais e internacionais, promove de 13 a 16 de setembro, em Brasília, o Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”. O encontro contará com diferentes sessões sobre questões que precisam avançar para acelerarmos os resultados, principalmente de aprendizagem, da Educação Básica no País.
O objetivo desse encontro de líderes das áreas educacional, acadêmica, gestão e política é promover um debate de alto nível técnico e político para a elaboração de um documento com as principais convergências e reflexões sobre cada um dos temas. Este documento será entregue à Presidência da República e ao Ministério da Educação.
“Educação de qualidade é um direito que vem sendo negado a milhões de crianças e jovens de todo Brasil, que estão fora das escolas ou terminam o Ensino Médio sem ter aprendido o mínimo que era esperado”, explica Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação. “Se queremos um País mais justo e menos desigual, precisamos garantir Educação de qualidade para todos”, completa.
O encontro é composto por oito sessões, sendo que para cada uma delas o Todos Pela Educação conta um parceiro realizador, e reunirá representantes de instituições, do governo e especialistas ligados à Educação para o debate.
Serão debatidos os temas carreira docente, formação inicial do professor, regime de colaboração entre os entes federados, uso das avaliações nas práticas de sala de aula e na gestão educacional, definição das expectativas de aprendizagem, educação integral, equidade e inclusão, e sistema de justiça pela qualidade da Educação. No último dia, em uma sessão especial, o Congresso reunirá alguns movimentos da América Latina que, assim como o Todos Pela Educação, se articulam para melhorar a Educação em seus países. “Para todos estes temas já estão sendo realizadas reuniões prévias com as pessoas e instituições que vão compor cada sessão, para que o debate em Brasília seja o mais denso possível e para que possamos ter, ao final do Congresso Internacional, proposições claras e objetivas para a melhoria da qualidade da Educação em nosso País, completa Priscila.
As sessões
1 - Justiça pela qualidade da Educação – Em parceria com a Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), serão debatidas as necessidades do sistema de Justiça brasileiro para oferecer aos operadores do Direito os instrumentos que lhes possibilitem garantir que as políticas educacionais sejam cumpridas.
1 - Justiça pela qualidade da Educação – Em parceria com a Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), serão debatidas as necessidades do sistema de Justiça brasileiro para oferecer aos operadores do Direito os instrumentos que lhes possibilitem garantir que as políticas educacionais sejam cumpridas.
2 - Regime de colaboração – Nesta sessão, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), serão abordadas as responsabilidades de cada ente federado na Educação e analisadas as experiências exitosas que conseguiram impactar positivamente os indicadores da Educação.
3 – Definição das expectativas de aprendizagem – O Conselho Nacional de Educação (CNE), parceiro dessa sessão, auxiliará no debate sobre os desafios e as oportunidades que a definição de expectativas de aprendizagem pode oferecer.
4 - Formação inicial do professor – Em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), serão debatidos os modelos de formação inicial do docente e as oportunidades de mudanças para que esta formação esteja mais próxima das necessidades das crianças e jovens da sociedade atual.
5 – Carreira do professor – Remuneração, plano de carreira e condições de trabalho são alguns dos temas a serem debatidos, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), sobre o que precisa ser feito para tornar a carreira de professor uma opção mais atraente no País.
6 - Avaliações externas e seu uso na gestão educacional - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é parceiro na sessão que debaterá o uso dos resultados das avaliações de larga escala na gestão e para as intervenções pedagógicas.
7 – Educação integral – Em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), serão analisados os principais desafios das políticas de ampliação da exposição à aprendizagem, especialmente Educação em tempo integral.
8 – Equidade e inclusão – Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), serão apontadas as políticas públicas que têm tido mais êxito e as que precisamos desenvolver para garantir o pleno acesso de todos a escolas de qualidade.
Sessão especial: Movimentos pela Educação na América Latina – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é parceiro na sessão que contará com alguns dos movimentos latino americanos que trabalham pela melhoria da qualidade da Educação em seus países para troca de experiências e possível fomento de uma rede de mobilização regional.
O Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente” conta com o apoio institucional do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife), patrocínio do BID, Fundação Educar, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau e do Itaú BBA, e com o apoio da Agência Tudo, Canal Futura, Confederação Nacional da Indústria (CNI), CNE e DM9DDB.
Programação prévia
Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”
De 13 a 16 de Setembro de 2011
Brasília, DF, Brasil
TERÇA-FEIRA, 13 DE SETEMBROQUARTA-FEIRA,14 DE SETEMBRO
10h00–Abertura10h00–Definição das expectativas de aprendizagem
14h00–Justiça pela qualidade da Educação14h00–Formação do professor
16h30–Regime de colaboração16h30–Carreira do professor
QUINTA-FEIRA, 15 DE SETEMBROSEXTA-FEIRA,16 DE SETEMBRO
10h00–Avaliações externas e seu uso10h00às 18h00–Sessão especial: Movimentos
na gestão educacionalpela Educação na América Latina
14h00–Educação integral
16h30–Equidade e inclusão
Sobre o Todos Pela Educação
O Todos Pela Educação é um movimento que congrega sociedade civil, gestores públicos de Educação, iniciativa privada e especialistas com a missão de contribuir para a garantia do direito de todas as crianças e jovens a uma Educação de qualidade até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil. Para o movimento, o País só será, de fato, independente quando todas as suas crianças e jovens tiverem acesso à Educação de qualidade. Para isso, foram estabelecidas 5 Metas a serem alcançadas:1 - Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
2 - Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
3 – Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.
4 – Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos.5 – Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
Programação prévia
Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”
De 13 a 16 de Setembro de 2011
Brasília, DF, Brasil
TERÇA-FEIRA, 13 DE SETEMBROQUARTA-FEIRA,14 DE SETEMBRO
10h00–Abertura10h00–Definição das expectativas de aprendizagem
14h00–Justiça pela qualidade da Educação14h00–Formação do professor
16h30–Regime de colaboração16h30–Carreira do professor
QUINTA-FEIRA, 15 DE SETEMBROSEXTA-FEIRA,16 DE SETEMBRO
10h00–Avaliações externas e seu uso10h00às 18h00–Sessão especial: Movimentos
na gestão educacionalpela Educação na América Latina
14h00–Educação integral
16h30–Equidade e inclusão
Sobre o Todos Pela Educação
O Todos Pela Educação é um movimento que congrega sociedade civil, gestores públicos de Educação, iniciativa privada e especialistas com a missão de contribuir para a garantia do direito de todas as crianças e jovens a uma Educação de qualidade até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil. Para o movimento, o País só será, de fato, independente quando todas as suas crianças e jovens tiverem acesso à Educação de qualidade. Para isso, foram estabelecidas 5 Metas a serem alcançadas:1 - Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
2 - Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
3 – Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.
4 – Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos.5 – Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
Fonte: Todos pela Educação
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