Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jornal e Educação


Compartilhamos abaixo o texto da educadora e blogueira Marli Fiorentin, tutora do curso Blog na Educação da Educarede/Fundação Telefônica. Ela conheceu o Programa Jornal e Educação da ANJ e compartilha com os leitores do seu Blogosfera Marli as primeiras impressões. Ficamos muito gratos por suas palavras e pela compreensão profunda que teve do trabalho de cada coordenador.



Por Marli Fiorentin

Sou tutora do curso de Blog como recurso didático no Portal Educarede e, nessa segunda edição 2011, tenho como cursistas vários jornalistas que coordenam projetos ligados ao jornal e à educação, Iniciativa da ANJ (Associação Nacional de Jornais) . Estou tendo a oportunidade de conhecer o programa Jornal e Educação que visa incentivar a leitura e cidadania, através de atividades com jornal.


Os jornalistas educomunicadores que atuam no programa interagem com professores dando formações e oferecendo subsídios . O programa abrange todas as regiões do país e é coordenado por Cristiane Parente , que nessa entrevista fala sobre a importância da Literatura, também presente nos jornais.


A leitura de jornais precisa ser incentivada, pois isso amplia o olhar para o mundo, fortificando o senso crítico e a consciência cidadã. Já pararam para pensar a diversidade de gêneros textuais que encontramos nessa mídia?


Amei o trabalho e estou divulgando para que mais profissionais da educação tomem conhecimento e possam aderir ao programa. Só para exemplificar, aí vão alguns endereços: Jornal e Educação(blog), Gazeta na Sala de Aula , Vamos Ler-Jornal da Manhã , Correio Escola ,O Povo na Educação entre muitos outros onde pode-se encontrar um farto material que inclui também sugestões de atividades com jornal.. Confira aqui os jornais que participam, por região.


Algumas páginas de iniciativas do Programa Jornal e Educação no Facebook:
Jornal e Educação,







Parabéns para os envolvidos nessa iniciativa fantástica! Vale a pena conferir e participar! Logo mais divulgo o link dos blogs dos cursistas que participam do programa.


Fonte: Blogosfera Marli

Um comentário:

  1. Obrigada pela divulgação. Agradeço pela oportunidade de conhecer esse programa que é uma iniciativa fantástica. Contem comigo para a divulgação. Hoje mesmo fiz um post no blog do NTE de Caxias do Sul, que os professores irão acessar frequentemente. http://ntecaxiasdosul.blogspot.com/2011/07/jornal-e-educacao.html Abraço!

    ResponderExcluir