Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A TARDE Educação iniciará novo ciclo com educação a distância



Notebooks, ipads, tablets, acesso livre à Internet. Esses são dispositivos tecnológicos que a cada dia mais se fazem presentes nas salas de aula. Tais elementos são responsáveis por uma visível transformação das metodologias da educação atual. Atualizado em relação a todos estes avanços, o Programa A TARDE Educação inovou mais uma vez, iniciando em 2011 um novo ciclo em sua história. A inovação está presente nas oficinas, que antes eram feitas presencialmente, agora serão realizadas por meio de um método de ensino a cada dia mais crescente: a educação a distância (EAD).


No novo modelo trazido pelo Programa A TARDE Educação, os alvos serão diretores,coordenadores e educadores, que serão semeadores de conhecimento. O curso EAD do programa será ministrado pelos nossos tutores e técnicos distribuído em três blocos temáticos com as seguintes cargas horárias: curso 1, com 50 h/aula; curso 2, com 40 h/aula; e curso 3, com 30 h/aula.


A implementação desta nova metodologia será feita em duas etapas. A primeira delas diz respeito à mobilização dos municípios parceiros. Nesta primeira etapa, que já foi realizada, o programa promoveu um encontro com coordenadores, responsáveis pela realização do programa em seus municípios, com o objetivo de apresentação do programa edeste novo modelo EAD. A segunda etapa é a de realização do curso EAD.


Segundo a coordenadora do A TARDE Educação, Luciane Alcântara, este novo ciclo do programa possibilitará maior interação com os municípios atendidos pelo mesmo. “A metodologia dos cursos que iremos oferecer, irá conduzir os educadores a partir da sua própria prática, a ter acesso a novos conhecimentos e retornar à prática com o conhecimento inicial reformulado”, afirma Luciane. Ela ainda destaca que este método oferecerá aos educadores uma ferramenta de aprendizado subjetiva: “É prática, conhecimento, prática, o que possibilita um maior engajamento subjetivo do educador no decorrer do curso”, ressalta.



Início dos cursos

Os cursos EAD do Programa A TARDE Educação tiveram início no dia 14 de junho. O primeiro dele teve carga horário de 30 h/aula e aconteceu até o dia 20 de junho. Desenvolvido em quatro aulas, o curso disponibilizoui o conteúdo no site do programa, voltado para as oficinas de formação de educadores.


Para este primeiro curso, um número de 153 professores foi inscrito, mostrando a grande adesão à nova metodologia do programa. É o caso de Geanny Leite, Diretora Pedagógica da Secretaria da Educação de São Francisco do Conde, localizada na região metropolitana de Salvador. Para ela, os alunos terão grande ganho com os novos cursos EAD, pois os professores utilizarão jornal como ferramenta pedagógica de maneira mais eficiente. “A educação a distância incentiva o educador para que se atualize por conta própria, que busque mais informações, que amplie sua visão de mundo. Assim,chegará à sala de aula mais preparado para a tarefa de educar seus alunos”, relata. Ela ainda ressalta que o curso de formação à distância propiciará que maior número de professores participem das oficinas. “É difícil tirar o professor da sala de aula para fazer a formação. Com o curso à distância, ele poderão ter acesso aos conteúdos das oficinas em casa, e poderão buscar outros, ampliando assim seu conhecimento”, afirma empolgada a diretora pedagógica.



Sobre a educação a distância (EAD)

Desmistificar os preconceitos sobre a educação a distância (EAD). Com este objetivo o Programa A TARDE Educação está implantando em sua metodologia de formação de educadores o método EAD.


Segundo a legislação educacional brasileira, educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação,utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.


Dados do Censo EAD.br de 2009 da Associação Brasileira de Educação a Distância(Abed) mostram que esta modalidade de ensino cresce a cada dia mais. Neste censo, foi apresentado um número em que 23% dos cursos no Brasil são exclusivamente EAD,enquanto que 77% são cursos presenciais e EAD. Além disso, este mesmo censo mostrou que quase cem mil alunos foram formados em cursos a distância, sendo que 85% deles diretamente em instituições e o restante a partir de convênios, parcerias e acordos.


Para a Assistente de Projetos Sociais do Grupo A TARDE e pedagoga Georgia Oliveira a educação à distância propicia aprendizagem mais autônoma e segura. “O processo de aprendizagem passa a ter sua ênfase na ação discente. O cursista tem umpapel preponderante na construção e apropriação do conhecimento, apoiando-se namediação desenvolvida entre o material didático-pedagógico produzido pelo formador”,afirma a pedagoga.


Fonte: A Tarde Educação/ Luan Santos 14/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário