segunda-feira, 18 de julho de 2011
Acesso fácil à informação muda a relação das pessoas com o conhecimento
Compartilhamos abaixo texto de Gilberto Dimenstein publicado originalmente no Portal Aprendiz.
Estudo publicado, nesta quinta-feira (14/7), no site da revista “Science” prova pelo método científico o que todos já desconfiavam: o acesso fácil à informação – por meio da Internet, celular, tablet e computador – está mudando a capacidade de as pessoas armazenarem dados.
Com o título de “Os efeitos do Google na memória: as consequências cognitivas de ter a informação na ponta dos dedos”, o trabalho concluiu que quando uma pessoa sabe que a informação pode ser facilmente acessada, esquece dela com mais facilidade.
Mas o que surpreendeu os cientistas foi descobrir que a perda da memória tradicional não deixa um vazio, pois as pessoas a estão substituindo pela habilidade de decorar aonde a informação poderá ser encontrada. Um dos experimentos foi realizado com 60 alunos da Universidade Harvard (EUA).
A constatação ajudará a modelar como será a educação no futuro. Professores estão dizendo que não adianta mais pedir para que os alunos memorizem, por exemplo, em qual data foi abolida a escravidão. O que deverá ser apreendido é o conceito de escravidão. Assim, no dia da prova, os dados básicos poderão ser consultados, então, o aluno deverá refletir sobre o conceito que já possui para fazer um texto.
Fonte: Portal Aprendiz
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