Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Acesso fácil à informação muda a relação das pessoas com o conhecimento


Compartilhamos abaixo texto de Gilberto Dimenstein publicado originalmente no Portal Aprendiz.

Estudo publicado, nesta quinta-feira (14/7), no site da revista “Science” prova pelo método científico o que todos já desconfiavam: o acesso fácil à informação – por meio da Internet, celular, tablet e computador – está mudando a capacidade de as pessoas armazenarem dados.

Com o título de “Os efeitos do Google na memória: as consequências cognitivas de ter a informação na ponta dos dedos”, o trabalho concluiu que quando uma pessoa sabe que a informação pode ser facilmente acessada, esquece dela com mais facilidade.

Mas o que surpreendeu os cientistas foi descobrir que a perda da memória tradicional não deixa um vazio, pois as pessoas a estão substituindo pela habilidade de decorar aonde a informação poderá ser encontrada. Um dos experimentos foi realizado com 60 alunos da Universidade Harvard (EUA).

A constatação ajudará a modelar como será a educação no futuro. Professores estão dizendo que não adianta mais pedir para que os alunos memorizem, por exemplo, em qual data foi abolida a escravidão. O que deverá ser apreendido é o conceito de escravidão. Assim, no dia da prova, os dados básicos poderão ser consultados, então, o aluno deverá refletir sobre o conceito que já possui para fazer um texto.

Fonte: Portal Aprendiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário