Modalidades: Ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio
Tema transversal: Meio ambiente
Áreas do conhecimento: Ciências/biologia, português, geografia, história
Conteúdo: meio ambiente e da cidadania
Matéria: “Frequentadores do Costa Azul reclamam de abandono do local”
Propostas de atividades:
Levar os alunos a uma praça local e neste lugar pedir para que eles leiam a matéria de A Tarde e possam fazer uma comparação entre o Costa Azul e aquela praça em que eles estão.
Levar os alunos a uma praça local e neste lugar pedir para que eles leiam a matéria de A Tarde e possam fazer uma comparação entre o Costa Azul e aquela praça em que eles estão.
Utilizar este material como base para que os alunos produzam redações que trabalhem com estes dois temas.
Pedir também que eles observem quais os danos que o abandono causam ao meio ambiente, como surgimento de animais venenosos, a questão do mau cheiro. Além disso, tratar também dos danos que são causados à geografia local, como as dificuldades quando ocorrem chuvas, alagamentos, danificação do solo.
E ainda pode-se sugerir aos alunos que busquem em livros ou pela internet como era o local antes de se transformar em parque, ou como era o parque antes do abandono.
A partir de todas essas abordagens, é interessante colocar questões como:
- A importância de se preservar o meio ambiente no mundo atual, marcado pelo progresso técnico-científico, mas ao mesmo tempo, marcado também pela degradação do meio ambiente.
- Como a sociedade que está em volta do lugar (ou lugares) em questão podem contribuir de maneira que possam ajudar a preservar aquele lugar.
- Os prejuízos que são causados à sociedade, e não só àquela que está próxima ao local, mas a sociedade como um todo, que sofre com a destruição do meio ambiente.
Chame atenção para o trecho em que a aposentada Angélica Soares fala sobre o local. “Dá uma tristeza ver toda essa paisagem degradada, sem atenção”.
Destaque também o trecho que fala sobre como o espaço era. “Segundo Luiz Paulo, o local funcionava como um antigo viveiro de plantas, usadas para ornamentar o interior e os arredores do parque”.
A partir disso, é interessante contextualizar com conteúdos presentes no dia a dia dos alunos, como a questão do meio ambiente, tratada em biologia e geografia, ver o tipo de relevo do local.
Além disso, os alunos podem treinar seu poder de argumentação com uma redação, onde trabalhem com este tema expondo suas opiniões.
Por fim, é importante deixar bem claro a relevância de mantermos o meio ambiente, de modo que a convivência humana não necessite destruir o espaço natural, mas que ambos convivam de maneira que um contribua com o outro. E que a sociedade tem um papel importante neste processo, não penas os governantes, mas todos podem dar sua contribuição para que a convivência social torne-se mais agradável e o meio ambiente se já preservado.
Fonte: Jornal A Tarde, 14 de fevereiro, Primeiro Caderno, página A5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário