Veja dicas da revista Gestão Escolar sobre como fugir dos erros mais comuns e acertar no trabalho coletivo durante uma reunião pedagógica!
1. Participação facultativa
2. Ausência de regularidade das reuniões
3. Inexistência de plano anual de formação
4. Indefinição de pautas
5. Inadequação do espaço
6. Uso de atividades de motivação
7. Dispensa dos alunos
1. Participação facultativa
O que acontece
A escola não obriga os professores a comparecer aos encontros de formação, pois: - A rede não paga pelos horários de estudo coletivo. - Os docentes trabalham em mais de uma escola. - A prioridade é dada às tarefas individuais (como corrigir lição de casa), em detrimento das coletivas.
Por que é um erro
Se alguns docentes participam da formação e outros não, o ensino na escola não se desenvolve como um todo: os alunos dos professores que vão atrás da formação aprenderão, enquanto os outros, não. Também não há troca de experiências ou aperfeiçoamento de estratégias. "O trabalho pedagógico pede um esforço conjunto para o planejamento de maneiras eficazes a fim de que os alunos avancem. Caso contrário, há um empobrecimento do currículo e dos processos didáticos", diz Inês Assunção de Castro Teixeira, pesquisadora, socióloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Como corrigir
Se o problema é o não-pagamento das horas de formação, a categoria tem o direito de pedir a regulamentação junto à Secretaria de Educação. Até que haja mudanças, é preciso buscar alternativas, como montar um calendário que preveja encontros regulares do coordenador com os professores, agrupados por série, ciclo ou disciplina - que também resolvem o problema quando parte da equipe não cumpre jornada integral. Contudo, se os docentes são dispensados, os gestores precisam rever seus conceitos sobre a qualidade do ensino e procurar capacitação.
2 Ausência de regularidade nas reuniões
O que acontece
Às vezes, o problema da obrigatoriedade é solucionado, mas não existe periodicidade para os encontros porque: - As reuniões não estão previstas no calendário. - Os encontros, quando marcados, são cancelados. - A equipe só se reúne quando há alguma urgência.
Por que é um erro
É impossível desenvolver uma sequência formativa bem encadeada quando os encontros ocorrem de vez em quando. "Sem regularidade, o coordenador pedagógico não consegue acompanhar o uso das estratégias para ver se elas estão dando resultados e dar retorno para o grupo a tempo de fazer os ajustes necessários no planejamento", diz Marisa Garcia, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec), em São Paulo.
Como corrigir
É imprescindível que o coordenador monte um cronograma prevendo a frequência do trabalho pedagógico coletivo e respeite-o. Encontros semanais ou quinzenais, com duração de mínima de duas horas, são o ideal.
Quer saber mais? Acesse o site da gestão escolar clicando aqui!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário