“Dores da Colômbia”, exposição com 67 trabalhos, entre pinturas a óleo e desenhos, do artista plástico colombiano Fernando Botero, está de volta ao Brasil pelas asas da companhia aérea AVIANCA, desta vez com temporada em quatro cidades brasileiras.
A estréia será em 15 de março em Brasília; em 10 de maio, Curitiba; 20 de julho, São Paulo; e 12 de setembro, no Rio de Janeiro .
Na primeira temporada brasileira, 2007, “Dores da Colômbia” foi vista por cerca de 25 mil pessoas em apenas uma mês de exposição. Os trabalhos, realizados entre 1999 e 2004, foram selecionados e doados pelo próprio artista ao Museu Nacional da Colômbia, em Bogotá. Na ocasião desta doação, Botero - conhecido pelas formas arredondadas e bem humoradas de suas figuras humanas - teria declarado “sentir-se na obrigação moral de deixar um registro sobre a violência então vivida pelo seu país”.
As peças retratam os atentados a bomba e ilustram a transformação das casas, da população, fas paisagens e dos costumes do país pela violência.
A produção da exposição itinerante ao Brasil está a cargo da empresa Aori Produções Culturais, empresa que desenvolve, gerencia e produz conteúdos culturais.
Considerado um dos mais importantes artistas plásticos latino-americanos da atualidade, Botero hoje, aos quase 80 anos, vive parte de seu tempo em Paris e em sua cidade natal, Medellin. Suas peças, esculturas e pinturas, fazem parte de importantes museus de todo o mundo e a exposição “Dores da Colômbia”) já percorreu várias cidades européias e latinas.
Agenda - Dores na Colômbia
Data : 15 de março a 01 de maio de 2011
Local : CAIXA Cultural - Brasília - DF
Data : 10 de maio a 10 de julho de 2011
Local : Museu Oscar Niemeyer - Curitiba - PR
Data : 20 de julho a 02 de setembro de 2011
Local : CAIXA Cultural - São Paulo - SP
Data : 12 de setembro a 30 de outubro de 2011
Local : CAIXA Cultural - Rio de Janeiro – RJ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário