Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pra que um jornal escolar?

"O jornal escolar, juntamente com outras formas e canais de expressão, pode ser um espaço importante de os alunos tomarem a palavra e darem a conhecer o que acham significativo ou que precisam; tornarem públicas as suas inquiteações e os seus sonhos; trazerem ao debate os assuntos quentes; desenvolverem as distintas linguagens gráficas; expressarem as suas capacidades e os seus gostos; exercerem a crítica e a sugestão. Ao fazê-lo, não são apenas os conteúdos que adquirem importância, mas igualmente os processos e as aprendizagens absolutamente essenciais que a prática do jornalismo escolar possibilita".
(SANTOS, A & PINTO, M. O jornal escolar, porque e como fazê-lo. Porto: Edições ASA, 1992
Obs: Na foto, alunos que participam do projeto Vamos Ler, do Jornal da Manhã, de Ponta Grossa (PR). Eles criaram o jornal Voz da Liberdade, vencedor do Prêmio Mundial Jovens Leitores, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), na categoria Jornal Escolar. O tema era Liberdade de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário