Educomunicação: Construindo uma nova área de conhecimento é o novo livro dos professores da USP, Adílson Odair Citelli e Maria Cristina Castilho Costa, editado pelas Paulinas.
O resumo da editora diz:
"A Educomunicação é uma área do conhecimento que busca pensar, pesquisar e trabalhar a educação formal, informal e não formal a partir de ecossistemas comunicativos. A comunicação deixa de ser vista como fenômeno tão somente midiático, de função instrumental, para integrar dinâmicas formativas e planos de aprendizagem, como ver a televisão e o cinema, ler o jornal e a revista; produzir programas audiovisuais e em mídias digitais. Este livro pretende contribuir para o aprofundamento dos estudos em Educomunicação. Autores que se destacam nesse novo campo do conhecimento escreveram artigos originalmente publicados na revista Comunicação & Educação, único veículo brasileiro a tratar de forma sistemática, ao longo de quase 15 anos, desse tema".
"A Educomunicação é uma área do conhecimento que busca pensar, pesquisar e trabalhar a educação formal, informal e não formal a partir de ecossistemas comunicativos. A comunicação deixa de ser vista como fenômeno tão somente midiático, de função instrumental, para integrar dinâmicas formativas e planos de aprendizagem, como ver a televisão e o cinema, ler o jornal e a revista; produzir programas audiovisuais e em mídias digitais. Este livro pretende contribuir para o aprofundamento dos estudos em Educomunicação. Autores que se destacam nesse novo campo do conhecimento escreveram artigos originalmente publicados na revista Comunicação & Educação, único veículo brasileiro a tratar de forma sistemática, ao longo de quase 15 anos, desse tema".
A Paulinas também lançou “Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação – contribuições para a reforma do Ensino Médio”, do professor Ismar de Oliveira Soares
O que diz o resumo:
O livro Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação coincide com o lançamento, pela Universidade de São Paulo - USP, de uma Licenciatura em Educomunicação. Encontra-se, igualmente, em sintonia com o Programa mais Educação, do MEC, que escolheu a Educomunicação como um dos macrocampos do projeto Ensino Médio Inovador, discutindo caminhos para tornar a educação uma experiência significativa para as novas gerações. O diferencial está na visão sistêmica do novo conceito, propondo que professores e alunos passem a ser gestores de sua comunicação, sócios de uma mesma empreitada, cúmplices de um mesmo projeto: a ampliação do "coeficiente comunicativo" das ações no âmbito da comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário