Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

O Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV 2011 será realizado no domingo 6 de março.
O tema será: As meninas são… Os meninos são… Veja texto do Unicef sobre a data:

O Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV (ICDB), que é celebrado anualmente no primeiro domingo do mês de março, é o dia em que emissoras de todo o mundo sintonizam nas crianças. Nesse dia, as emissoras de rádio e televisão transmitem programas sobre e para as crianças. E, mais importante ainda, permitem que meninas e meninos participem da programação e de sua produção, falem sobre seus sonhos e esperanças e compartilhem informações com outras crianças e adolescentes. Este ano, o tema do Dia é:
As meninas são… Os meninos são...


O que significa ser menina? E ser menino? Existem comportamentos, atitudes ou interesses inatos que sejam inerentes ao fato de ser menina ou menino? Há coisas que os meninos ou as meninas não podem fazer ou que não lhes são permitidas porque são meninos ou meninas? Tanto as meninas quanto os meninos desfrutam das mesmas oportunidades na vida?

Em todos os lugares do mundo, homens e mulheres desempenham funções distintas na sociedade. A adolescência é o momento em que meninas e meninos começam a entrar na idade adulta e passam a sentir a pressão para se adequar a determinados papéis relacionados a gênero. Por isso, é importante para o adolescente ver e escutar outros adolescentes se expressando sobre quem são e o que significa para eles ser menino ou menina.

O ICDB oferece uma plataforma para descobrir as opiniões de crianças e adolescentes, conhecer suas perspectivas e ouvir suas histórias. Não há uma resposta para o que significa ser menina ou ser menino. Para crianças e adolescentes, ver seus pares em diferentes papéis, com diferentes sonhos, é motivo de inspiração.

As emissoras podem criar programas especiais para o Dia ou reapresentar um pacote de programas, como uma maratona ICDB. O UNICEF oferece logos, componentes gráficos, spots e vinhetas para ajudar as emissoras na criação de uma imagem para o Dia.

Premiação
Os Prêmios Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV são outorgados anualmente para emissoras que oferecem a melhor programação sobre o tema do ICDB; envolvem meninos e meninas na produção e apresentação dos programas; e mostram compromisso em dar destaque à voz dos mais jovens durante todo o ano.

Brasil é reconhecido por sua programaçãoAs emissoras brasileiras de rádio e TV participam ativamente do ICDB desde a sua criação. A TV Cultura, de São Paulo, ganhou por três anos consecutivos (1998-2000) o prêmio Emmy especial Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV; e foi finalista do prêmio em 2007. Foi também reconhecida, em 2004, por sua contínua e excelente contribuição para o ICDB e para uma televisão de qualidade para as crianças na América Latina.

Em 2008, a Rádio MEC, do Rio de Janeiro, ganhou o prêmio regional de rádio. E, em 2009, a Rádio Justiça do Brasil, emissora do Supremo Tribunal Federal brasileiro, ganhou o Prêmio Global ICDB de Rádio, por suas 24 horas de transmissão envolvendo crianças de comunidades populares e escolas públicas de Brasília.

Para mais informações sobre o Dia epara obter os materiais oferecidos pelo UNICEF, entre em contato com Karen CirilloProdutora Executiva, Iniciativas de Difusão InfantilDivisão de Comunicação, UNICEF em Nova IorqueTelefone: +1 212 326 7506E-mail: kcirillo@unicef.org

Obs: * A sigla ICDB vem do nome em inglês: International Children's Day of Broadcasting

Fonte: Unicef Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário