O programa POVO na Educação, do jornal O POVO, de Fortaleza (CE), sugere uma atividade com jornal realizada pela professora Adriana Rocha, da escola Francisco Paz de Oliveira, do município de Paracuru. Veja abaixo como ela trabalhou o caderno de Economia com seus alunos.
O que querem os jovens
A professora Adriana Rocha e os alunos da escola Francisco Paz de Oliveira, no Município de Paracuru, realizaram uma atividade de pesquisa, tendo como base as notícias encontradas no Caderno de Economia do O POVO.
A professora Adriana Rocha e os alunos da escola Francisco Paz de Oliveira, no Município de Paracuru, realizaram uma atividade de pesquisa, tendo como base as notícias encontradas no Caderno de Economia do O POVO.
Eles pesquisaram que tipo de bem material os jovens mais desejaram no ano de 2010. As respostas obtidas foram transformadas em um gráfico, que mostra bem como anda o desejo da garotada e o que eles mais estão pedindo aos pais.
Confira, no passo a passo, como você, professor, pode fazer a mesma atividade, fazendo com que a turma inteira se envolva e passe a interagir com outras pessoas, tendo como fonte pesquisa assuntos da área de Economia.
Conteúdo:
Leitura e produção textual;
Cálculo e porcentagem.
Leitura e produção textual;
Cálculo e porcentagem.
Objetivos:
Incentivar a pesquisa;
Praticar a oralidade em sala de aula;
Proporcionar interação;
Trabalhar a interdisciplinaridade.
Incentivar a pesquisa;
Praticar a oralidade em sala de aula;
Proporcionar interação;
Trabalhar a interdisciplinaridade.
Materiais necessários:
Vários cadernos de Economia do O POVO;
Cartolina;
Gravuras encontradas no Jornal;
Canetas coloridas;
Régua;
Cola.
Vários cadernos de Economia do O POVO;
Cartolina;
Gravuras encontradas no Jornal;
Canetas coloridas;
Régua;
Cola.
DESENVOLVIMENTO:
1º PASSO
Explique aos alunos que ler jornal pode ser muito divertido, principalmente quando, através dessa leitura, podemos aprender diversas formas de como interagir com as pessoas que estão
ao nosso redor.
1º PASSO
Explique aos alunos que ler jornal pode ser muito divertido, principalmente quando, através dessa leitura, podemos aprender diversas formas de como interagir com as pessoas que estão
ao nosso redor.
2º PASSO
Proponha uma leitura direcionada ao Caderno de Economia do O POVO, explique que, nesse caderno, de forma bem específica, podem ser encontrados diversos atrativos que são de interesse da maioria deles. Solicite aos alunos que façam uma pesquisa de alguns objetos, que muitas vezes são apresentados nessa parte do jornal e que fazem a cabeça da garotada.
Proponha uma leitura direcionada ao Caderno de Economia do O POVO, explique que, nesse caderno, de forma bem específica, podem ser encontrados diversos atrativos que são de interesse da maioria deles. Solicite aos alunos que façam uma pesquisa de alguns objetos, que muitas vezes são apresentados nessa parte do jornal e que fazem a cabeça da garotada.
Peça para eles buscarem nos textos as características do objeto, ou seja, se são interessantes,
úteis, modernos e se eles teriam interesse de ter um ou não.
úteis, modernos e se eles teriam interesse de ter um ou não.
3° PASSO
Terminada a leitura, peça para que alguns alunos da classe apresentem os objetos que encontraram no texto, tentando fazer com que os ouvintes se interessem por ele. Nesse momento, verifique a oralidade dos alunos e como eles se comportam descrevendo o conteúdo
que foi lido.
Terminada a leitura, peça para que alguns alunos da classe apresentem os objetos que encontraram no texto, tentando fazer com que os ouvintes se interessem por ele. Nesse momento, verifique a oralidade dos alunos e como eles se comportam descrevendo o conteúdo
que foi lido.
4° PASSO
uma segunda atividade de pesquisa, inspirada nas matérias encontradas, e peça para que listem os objetos encontrados durante a leitura, que possam ser do interesse dos jovens e façam entrevistas aos demais colegas da escola ou do bairro para descobrirem quais os objetos
mais desejados do momento. Faça com que os alunos se tornem motivados e envolvidos com a atividade, pois o resultado dela depende disso.
uma segunda atividade de pesquisa, inspirada nas matérias encontradas, e peça para que listem os objetos encontrados durante a leitura, que possam ser do interesse dos jovens e façam entrevistas aos demais colegas da escola ou do bairro para descobrirem quais os objetos
mais desejados do momento. Faça com que os alunos se tornem motivados e envolvidos com a atividade, pois o resultado dela depende disso.
5º PASSO
Quando estiverem com o resultado da pesquisa, ensine aos alunos a fazerem um gráfico e que nele estejam os nomes dos objetos e a quantidade de vezes que foi mencionado pelos jovens
entrevistados.
Quando estiverem com o resultado da pesquisa, ensine aos alunos a fazerem um gráfico e que nele estejam os nomes dos objetos e a quantidade de vezes que foi mencionado pelos jovens
entrevistados.
6º PASSO
Para que o trabalho fique disponível para outras pessoas lerem, reproduza o gráfico em um cartaz, com letras visíveis, e que os objetos mencionados sejam ilustrados com figuras encontradas no próprio Jornal.
Para que o trabalho fique disponível para outras pessoas lerem, reproduza o gráfico em um cartaz, com letras visíveis, e que os objetos mencionados sejam ilustrados com figuras encontradas no próprio Jornal.
FINALIZAÇÃO
Caso a escola possua um jornal escolar, colabore publicando o texto da pesquisa para que os alunos que realizaram a atividades se sintam reconhecidos pelo trabalho, vendo o texto que escreveram publicados para toda a escola.
Caso a escola possua um jornal escolar, colabore publicando o texto da pesquisa para que os alunos que realizaram a atividades se sintam reconhecidos pelo trabalho, vendo o texto que escreveram publicados para toda a escola.
AVALIAÇÃO
Observe como os alunos se envolveram na atividade, tendo como base os comentários feitos em sala de aula. Perceba como a interação entre eles contribuiu em prol da socialização dentro e
fora da sala de aula.
Observe como os alunos se envolveram na atividade, tendo como base os comentários feitos em sala de aula. Perceba como a interação entre eles contribuiu em prol da socialização dentro e
fora da sala de aula.
Fonte: O POVO na Educação - 19/02/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário