Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Como produzir um jornal escolar

Veja como a revista Gestão Escolar sugere a a criação de um jornal escolar! Anime-se e crie o seu!

Objetivo geral
Criar um veículo por meio do qual a escola possa divulgar seu projeto educativo.

Objetivos específicos
- Para a direção: Garantir a estrutura e o material necessários ao andamento do projeto.
- Para os alunos:Participar da produção das edições e ter contato com os gêneros jornalísticos.
- Para a coordenação pedagógica: Formar os professores para o trabalho com jornal.
- Para os professores: Aplicar com as turmas o planejamento elaborado na formação.
- Para os funcionários e a comunidade: Participar com sugestões de pauta e opiniões sobre as reportagens e ser fontes de informações.

Conteúdos de Gestão Escolar
- Aprendizagem Promoção de situações reais de confecção de textos jornalísticos.
- Equipe Articulação entre docentes, gestores e demais funcionários da escola.
- Comunidade Melhoria da comunicação com os pais e busca de parcerias.
- Materiais Disponibilização de jornais que sirvam de referência para o trabalho.

Anos
1º ao 9º ano.

Tempo estimado
Dois meses por edição.

Material necessário
Calendário de eventos escolares e comunitários, jornais impressos (locais, nacionais e, se possível, institucionais), câmera fotográfica, computadores, gravadores e blocos de anotação.

Desenvolvimento
1ª etapa

Formação docente
O coordenador deve prever reuniões pedagógicas para o estudo sobre os conteúdos de leitura e escrita de textos jornalísticos. A complexidade do que será lido, ensinado e produzido depende das expectativas de aprendizagem para o ano escolar - os anos iniciais podem começar com os classificados e os mais velhos serem desafiados com a produção de reportagens maiores. O professor, como modelo de leitor, precisa ler e propiciar aos alunos contato frequente com os diversos gêneros usados por periódicos.

2ª etapa
Apresentação para a comunidade
Por meio de reuniões e avisos nos murais, avise os pais sobre o projeto. Eles poderão participar dando sugestões de pauta, servindo de fonte para os alunos, dando palestras (caso haja profissionais que trabalhem com jornal) e doando exemplares ou assinaturas para a biblioteca da escola.

3ª etapa
Criação do conselho editorial
Convide alunos, pais e professores para fazer parte do conselho editorial. Eles podem ser escolhidos por seus pares ou se oferecer voluntariamente. Gestores devem ter representantes nesse grupo, que discutirá o cronograma, a periodicidade, as seções, as responsabilidades de cada um, a divisão de tarefas entre as turmas, a circulação e a distribuição - além de dar a palavra final sobre os temas e os textos. É interessante que a formação dessa equipe mude periodicamente.

4ª etapa
Organização e escrita
Com base no planejamento feito com o coordenador, os professores realizarão as atividades de produção de textos com as turmas. Cada sala fica responsável por uma seção (esportes, cultura etc.). É recomendável que o coordenador observe as aulas e verifique a aplicação do que foi estudado.

5ª etapa
Checagem e distribuição
O material precisa passar por uma revisão, a ser feita pelo diretor e pelo coordenador pedagógico. A intenção é verificar se os textos condizem com os valores e os objetivos previstos no PPP. Cumprida a tarefa, encaminhe os arquivos à gráfica (que também pode ser uma parceira da escola). Por fim, todos devem ajudar na distribuição.

Avaliação
Reúna-se periodicamente com representantes de diferentes segmentos do público leitor a fim de ouvir as opiniões. Uma seção de cartas, com os contatos da escola, auxilia esse levantamento.

Fonte: Gestão Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário