Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Seminário Ler para Saber Mais acontece em Mossoró/RN no próximo dia 7



Debater a educação e metodologias para melhorar a aprendizagem dos estudantes é de suma importância. Sempre foi. Com as novas pedagogias em voga, é imprescindível estar atualizado para que as aulas se tornem atrativas e os alunos possam permanecer na escola. Além disso, o professor hoje se sente desestimulado a estar em uma sala de aula. Violência, desrespeito, baixos salários, sucatamento das escolas e métodos que não incentivam o aluno a estudar para alcançar sucesso.
No próximo dia 7 de outubro, o jornal GAZETA DO OESTE, por meio do programa de leitura Ler para Saber Mais, promove o 2º Seminário Ler para Saber Mais. A exemplo do realizado em 2010, professores de todos níveis de ensino podem participar do evento, que este ano tem como tema “Educação, leitura e cidadania: a busca pelo reencantamento”, o Ler para Saber Mais pretende levantar a discussão acerca da pedagogia do autocuidado, levando o professor a refletir sobre sua missão mais do que profissão e o seu crescimento a partir do olhar para dentro de si. Além disso, envolve a leitura de jornal como ponto de partida para o exercício da cidadania e a literatura infantil nas séries iniciais como forma de criar leitores.


Espera-se um público estimado em 500 pessoas, a exemplo do ano passado. O seminário será realizado no auditório do Hotel Villa Oeste, tendo início às 7h30 e finalizando às 17h30.


Para debater os temas, foram convidados Cristiane Parente, educomunicadora e jornalista Amiga da Criança. Formada em Jornalismo pela UFC, Máster em Comunicação e Educação pela Faculdade de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona e mestranda em Educação e Comunicação pela Faculdade de Educação da UnB, Parente debaterá o tema “Jornal e educação: da leitura à cidadania”; José de Castro, professor, jornalista, escritor e membro da Membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN – SPVA/RN, que debaterá o tema “A literatura infantil nas séries iniciais”; e Jorge Trevisol, doutor em Educação pela PUC de Porto Alegre, além de ser psicoterapeuta, palestrante, escritor, cantor e compositor, que debaterá “Educação, afeto e interioridade: uma pedagogia de autocuidado”.


As inscrições serão feitas no jornal GAZETA DO OESTE, na Avenida Cunha da Mota, Centro, Mossoró-RN. A ficha de inscrição pode ser impressa pelo site www.gazetadooeste.com.br ou feita no próprio jornal. Para este ano, a inscrição custa R$ 15,00 até o dia 14 de setembro. Após essa data, passa a custar R$ 25,00. Os professores receberão certificado de participação no evento. Mais informações sobre o seminário pelos telefones (84) 9411-8805 ou 9644-3982 ou pelo e-mail lerparasabermais@hotmail.com. Ou ainda no site www.gazetadooeste.com.br.


Programação
2º Seminário Ler para Saber Mais
Local: Hotel Villa Oeste
Data: 7 de outubro de 2011

7h30 – Credenciamento e abertura dos trabalhos
8h - Conferência 1: Jornal e educação: da leitura à cidadania
9h40 – Intervalo/ Sessão de autógrafos
10h – Conferência 2: A literatura infantil nas séries iniciais, com o escritor José de Castro
11h40 – Sessão de autógrafos
13h30 – Conferência 3 – Educação, afeto e interioridade: uma pedagogia de autocuidado, com o escritor e músico Jorge Trevisol
15h30 – Intervalo / Apresentação cultural
17h30 - Encerramento

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário