No momento em que a turma estava organizando os questionários, a professora sugeriu que pedissem à mãe de uma das alunas para que todos fossem até sua casa entrevistá-la. Convite aceito, a turma toda trabalhou na preparação das perguntas. “No dia e horário combinados, nos dirigimos à residência da entrevistada. Lá fomos muito bem recebidos e realizamos a entrevista. No momento seguinte, na nossa sala de aula, escrevemos um texto coletivo contando como foi e o que sentimos durante esta atividade”, explica Idalina.
Este trabalho permitiu explorar a expressão escrita e oral dos jovens, e incentivou que colocassem sua opinião sobre os assuntos diversos que fazem parte de seu cotidiano. “Expliquei para eles o quanto é importante nos posicionarmos e formularmos nossas opiniões, e que com o passar do tempo, com a aquisição de novos conhecimentos, podemos mudar essa opinião. Ressaltei também que devemos respeitar o ponto de vista dos colegas e saber argumentar. Até brincamos que a definição de que algo é ‘chato’ ou ‘legal’ não é suficiente, precisamos explicar melhor, justificar, dizer o porquê, para então defendermos nossa opinião”, enfatiza a professora.
(*) O Projeto Vamos Ler é desenvolvido pelo Jornal da Manhã, de Ponta Grossa/PR.
Fonte: Jornal da Manhã 11/10/2011
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