Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Jovens aprendem valores através do jornal

Há quase oito meses estudando e aprendendo com a presença do jornal, os jovens atendidos pelo ProJovem Adolescente, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cará-Cará em Ponta Grossa/PR, participantes do Projeto Vamos Ler (*), têm muito o que contar sobre as diversas práticas desenvolvidas pelo orientador social, José Ricardo Vieira, e pelos professores Clodoaldo Ribeiro e Vera Gerytch, que enriqueceram o aprendizado e inovaram as aulas.
Um desses trabalhos foi a leitura orientada para valores pessoais e a boa convivência em grupo, e para o respeito mútuo. Os próprios adolescentes identificaram no Jornal da Manhã as notícias boas e as ruins para entender a formação desses valores.
“Também desenvolvemos um trabalho com intuito de incentivar a pesquisa por profissões que estavam implícitas no jornal, e o resultado foi que a maioria optou pela área esportiva, como jogadores de futebol”, destaca o orientador. Após a pesquisa, os estudantes confeccionaram cartazes com reportagens positivas sobre as profissões escolhidas. Os professores aproveitaram o conteúdo dos cartazes para discutir sobre as escolhas e levantar características que fazem do atleta um bom jogador, como hábitos saudáveis, comportamento, ética profissional e espírito de equipe, mostrando que tais atitudes são aplicáveis para todas as áreas da vida.
Uma das atividades mais interessantes e dinâmicas planejada pelos professores, foi a produção de um curta - ‘Justiça Seja Feita’ - onde o roteiro e as cenas foram baseadas em imagens e notícias policiais do JM.

A sessão de horóscopo também foi aproveitada pelos professores. “A atividade cobrou que todos apontassem qualidades, sonhos, objetivos e realizações de seu melhor amigo em comparação com o signo dele. No final, cada um apresentou seu amigo à turma, e todos elaboraram o horóscopo da amizade”, explicam.

Muitas outras atividades podem ser executadas partindo do jornal e seu uso interdisciplinar na educação.
(*) O Projeto Vamos Ler é desenvolvido pelo Jornal da Manhã, de Ponta Grossa/PR.
Fonte: Jornal da Manhã / Página JM nas Escolas 18/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário