Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O POVO na Educação chega ao município de Pacatuba



Os coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Pacatuba/CE se reuniram na terça-feira, 20 de setembro, para o primeiro encontro de capacitação do projeto O POVO na Educação. O projeto é uma parceria do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Supervisão Escolar da Secretaria de Educação de Pacatuba em parceria com o Jornal O POVO, e tem o intuito de capacitar professores das escolas do município de como utilizar o jornal impresso nas salas de aula. O curso foi ministrado pelo Facilitador Pedagógico Carlos Eduardo, do Jornal O POVO.


O Programa tem caráter institucional e cumpre os papeis empresarial, educativo e social, ao ajudar na formação de novos leitores e dar nova oportunidade aos alunos do 6º ao 9º das escolas municipais de Pacatuba a terem acesso ao jornal e de desenvolverem futuros cidadãos. Esse projeto inovador vai ajudar num trabalho dinâmico, onde o aluno vai ficar por dentro de tudo que acontece na sociedade e vai incentivar a leitura e escrita, além de ter uma interação maior com os trabalhos em grupo, pois traz imensas possibilidades pedagógicas.


Djacira Maria do Nascimento é coordenadora pedagógica da Escola Maria de Sá Roriz e reforça a importância do projeto para os alunos, segundo ela, o projeto vai ajudar no habito da leitura, escrita e vocabulário, além do aluno ter acesso as informações que cerca o Estado e até mesmo o Mundo. “Vamos mostrar a importância de cada página e o impacto que a notícia tem para a sociedade. Vai ficar mais fácil o acesso e manuseio do jornal, pois muitos nunca tiveram um contato direto com ele. Os alunos vão ficar por dentro das atualidades e poderão debater melhor os assuntos”.

O projeto utiliza o jornal como instrumento básico de leitura, o curso está capacitando os coordenadores pedagógicos, que depois vão passar para os professores, até chegar aos alunos, os principais beneficiados do projeto. No final do curso haverá uma mostra cultural nas escolas, que vai mostrar tudo o que foi feito pelos alunos, danças, manifestações culturais. Na ocasião, serão entregue aos coordenadores o certificado do curso.

Para Carlos Eduardo Facilitador do O POVO, o principal intuito do projeto, é que a leitura e a escrita dos alunos aumentem através da mídia impressa, passando ao aluno a entender a atualidade diária e aproximar as noticias, além de ajudar na criatividade em sala de aula. É um Programa de “Educomunicação”, que vai trazer benefícios para o crescimento do município, pois, além de alavancar o desenvolvimento dos alunos, vai dá visibilidade ao município a nível estadual, pois os trabalhos serão divulgados no Jornal OPOVO, um dos maiores do Ceará. “Crescendo a leitura, o aluno melhora a nota, e os estimulam a gostar de estudar”.


Fonte: O POVO na Educação/ Foto e contribuição de Anderson Paixão 02/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário