Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jovens criam guias sobre cidades


O jornal e outras fontes de informação foram utilizados pela professora de História do Colégio Estadual Carlos Ventura (Carambeí), Edina Jensen, para ensinar sobre o Ciclo do Ouro no Brasil Colônia. A educadora transformou os alunos do 8º Ano B e C / Ensino Fundamental, em verdadeiros guias turísticos, pois articulou a criação de folhetos sobre cidades históricas localizadas em várias regiões do país. O intuito da educadora foi realizar uma atividade que chamasse a atenção e ao mesmo tempo fosse prazerosa para as turmas. “Pretendia que eles descobrissem o Brasil e percebessem que são parte de um caldeirão cultural. O brasileiro resulta da miscigenação de dezenas de etnias indígenas das Américas com os muitos povos que imigraram em grandes fluxos vindos da Europa. O patrimônio cultural brasileiro é rico e variado”, lembra a professora.


Os alunos foram conduzidos em uma pesquisa em jornais, revistas e internet por informações como localização, curiosidades, pontos e roteiros turísticos (museus, igrejas, rotas de ecoturismo), atividades culturais, comidas típicas e artesanato local, das cidades indicadas pela professora. Em grupos, eles escolheram os itens mais característicos de cada uma e que seriam importantes para organizar um passeio turístico. Para colocar tudo isso em prática e deixar o estudo ainda mais divertido, eles criaram uma empresa fictícia de turismo. “Com a elaboração dos folhetos, foi possível os alunos conhecerem e valorizarem o patrimônio histórico e natural da humanidade, fazendo com que eles se conscientizem da importância da preservação”, destaca a educadora.

No final da atividade, os alunos responderam alguns questionamentos sobre a importância desse resgate histórico e cultural que eles fizeram. Para a aluna Jamile, o trabalho foi muito interessante. “Nunca tínhamos criado um folheto turístico e nem conhecíamos as cidades que foram abordadas. Foi um dos trabalhos mais criativos e legais que eu já fiz. Conheci muito da cidade de Ouro Preto/MG, e me despertou muito o interesse de ir lá, pois já conhecia um pouco por causa do filme de Aleijadinho que assistimos”, conta. Sua colega Karine complementa: “todas as cidades possuem maravilhosos pontos turísticos e comidas típicas”.

Para Edina, é preciso contextualizar a teoria vinculada à prática educacional em um processo de construção do conhecimento, neste caso, “possibilitando uma aprendizagem de valorização cultural da cidade, maior conhecimento a respeito de sua história e conscientização dos alunos referente à importância da atividade turística, como também da preservação do patrimônio Histórico”, acredita.

Fonte: Jornal da Manhã/Talita Moretto -  10/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário