Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Novela inspira atividade na escola

Em Ponta Grossa, a novela ‘Cordel Encantado’, exibida recentemente na Rede Globo, inspirou a professora de Língua Portuguesa, Patrícia Kloster, a elaborar com as turmas de 7º e 9º Ano/Ensino Fundamental do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, um livrinho com poesias de cordel. Segundo Patrícia, o interesse neste trabalho surgiu, inicialmente, pela televisão. “Devemos utilizar meios que sejam mais atrativos e que chamem mais a atenção dos alunos no momento da aprendizagem, como jogos, desenhos, músicas, estilos e, por que não, novelas? Ela foi o pretexto para trabalhar um gênero textual tão rico como o cordel”, destaca. O trabalho permitiu levar essa literatura para a sala de aula, mostrando aos estudantes o gênero e suas características.



A atividade iniciou com o histórico do Cordel, onde Patrícia esclareceu aos jovens alguns momentos importantes, como a chegada dele no Brasil, com a vinda da Família Real portuguesa, em 1808; e destacou que foram os nordestinos que passaram a gostar deste jeito de fazer poesia, tanto que ele acabou se incorporando à cultura local.


Depois de contextualizar a Literatura de Cordel, o passo seguinte foi a produção das poesias e dos livros. “O resultado final ficou muito interessante, pois até os familiares ajudaram. Este gênero não é muito fácil de ser trabalhado com os alunos, mas eles mostraram um grande interesse e conseguiram produzir bons textos seguindo a estrutura”, conta patrícia. A exposição, que ganhou o nome ‘Cordéis Encantados’, foi realizada como manda a tradição: em um varal, com pregadores de roupa.


A educadora pretende dar sequência à atividade no próximo ano, utilizando também os jornais. “Certa vez eu li que no Norte e Nordeste eles escrevem diariamente os livrinhos de cordel sobre as notícias do jornal, e que quando ocorreu o ataque de 11 de setembro muitas pessoas leram os cordéis para entenderem melhor a situação. Isto mostra que os cordelistas devem ser um pouco jornalistas, historiadores e pesquisadores também. Apesar da internet, televisão e do rádio, até hoje o Cordel ainda é uma maneira das pessoas se manterem informadas sobre notícias importantes”, comenta.


Patrícia afirma que esta atividade permite desenvolver o raciocínio, a criatividade, a interação e que mostra realmente resultados significativos. Ela ainda indica o site do Educar Para Crescer (educarparacrescer.abril.com.br), já divulgado nesta página, que além de trazer informações sobre Cordel, disponibiliza um varal virtual no qual os alunos podem postar seus trabalhos.

Quer saber mais? Acesse ‘Atividade com o jornal na educação’, no site do Projeto Vamos Ler, e confira o trabalho da professora na íntegra.

Destaque nacional
Professores são reconhecidos por escritora
No site oficial da escritora e roteirista Thelma Guedes, da novela ‘Cordel Encantado’, sob a chamada ‘Professores constroem a ponte entre a literatura de Cordel e a novela’, encontramos em destaque dois professores: Rosenéia Hauer (Ponta Grossa/PR) e Fernando Mikael (Araguari/MG). Ambos desenvolveram um trabalho sobre a Literatura de Cordel em suas respectivas escolas, com resultados surpreendentes.


Rosenéia, da Escola Municipal Doutor Carlos Ribeiro de Macedo, partiu da novela para apresentar textos de Patativa do Assaré, o grande poeta cearense. Aproveitando o interesse dos alunos, a professora levou também a obra cinematográfica ‘O milagre de Santa Luzia’, de Sergio Roizenblit. Reunindo a vertente do filme com a da novela, a professora conseguiu trabalhar com seus alunos assuntos relacionados à História, Geografia e Língua Portuguesa.


Os trabalhos podem ser conferidos no site http://www.thelmaguedes.com.br/.

Fonte: Jornal da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário