Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Instituto Ecofuturo investe em parcerias, novo site e redes sociais para informar e atrair participação para o Dia Nacional da Leitura

TODO DIA É DIA DE LER e BIBLIOTECA TODO DIA são os motes da campanha e a base da construção do site lançado hoje, 03/10, pelo Instituto Ecofuturo para a mobilização para o Dia Nacional da Leitura, em 12 de outubro, a fim de compartilhar informações fundamentais para uma ampla participação da sociedade em prol da discussão de uma política pública de leitura e de bibliotecas.




A campanha, que conta novamente com o apoio da Fundação SM, está aberta à toda a sociedade e quem quiser aderir – ou simplesmente encontrar dados e dicas sobre promoção de leitura – encontra um verdadeiro serviço de utilidade pública no site www.ecofuturo.org.br/diadaleitura. Lá estão disponíveis para download gratuito materiais como o “Passaporte da Leitura e da Escrita pra Qualquer Lugar do Mundo”, publicação de bolso do Ecofuturo com dicas sobre como inserir a leitura na vida de crianças e jovens de todas as idades; Roteiro de Leitura Pública, que traz orientações para a organização de uma boa roda de leitura; sugestões de leitura por faixa etária, além de outros materiais e uma cuidadosa seleção de obras dos maiores nomes da literatura nacional e internacional.


A sessão especial do site BIBLIOTECA TODO DIA traz informações valiosas para a prática da cidadania como: o processo de tramitação de um projeto de lei em Brasília, projetos de lei em tramitação sobre leitura e bibliotecas; nomes e dados para contato com as comissões de educação da Câmara e do Senado; manual sobre como a gestão pública pode viabilizar a efetividade da Lei 12.224/10, que determina instalação de bibliotecas em todas as escolas do País até 2020; a íntegra da Lei 12.244; e cases de política pública de leitura e biblioteca em países da América Latina. “Este é um espaço para oportunizar a participação de todos e concretizar o direito do pleno acesso ao conhecimento disponibilizado nos livros”, comenta Christine Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo.

Neste ano, o Ecofuturo conquistou a parceria do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional para fazer um convite especial aos profissionais de bibliotecas públicas, pontos de leitura e de cultura de todo o País para que abram suas portas e realizem leituras de literatura no feriado de 12 de outubro. O convite é para uma mobilização nacional por políticas públicas que ofereçam condições para que as bibliotecas permaneçam abertas todos os dias, incluindo período noturno, finais de semana e feriados, como acontece em outros países.


Em São Paulo, a renovação do apoio da Secretaria da Cultura garantiu envio de convite às bibliotecas públicas que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas e viabilizará que o dia 12 de outubro seja um dia de celebração especial na Biblioteca de São Paulo, com amplo apoio da equipe da biblioteca e da SP Leituras, organização social responsável por empreender ações de promoção de leitura na cidade. O evento, que acontece das 12h às 19h, é organizado pelo Ecofuturo em parceria com a SP Leituras e traz diversas atrações como estações de leitura de literatura, feira de troca de livros, sessões de leitura para todas as idades e até revoada de balões biodegradáveis. .


Ainda no dia 12, em São Paulo, está prevista uma ação inédita: o time de futebol Corinthians entrará em campo pelo Campeonato Brasileiro com o slogan da campanha do Dia Nacional da Leitura: TODO DIA É DIA DE LER, e uma faixa alusiva ao tema.


Até o dia 12, a campanha será movimentada por meio de redes sociais como o blog do Dia Nacional da Leitura e o Facebook do Instituto Ecofuturo, onde há acesso a um aplicativo e ao selo “Eu apoio o Dia Nacional da Leitura”, para que os participantes da campanha possam se identificar e replicar a campanha às suas redes de contato.


Construção da linguagem, desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade são só alguns dos muitos ganhos proporcionados pela leitura desde a primeira infância. E para que essas informações cheguem a pais, professores de escolas públicas e privadas, educadores de projetos sociais e educacionais e profissionais de biblioteca de todo o País, desde agosto, o Ecofuturo está articulando uma rede de parcerias com organizações sociais para as ações da Semana da Leitura e Literatura e para o Dia Nacional da Leitura deste ano. Cerca de 43 organizações confirmaram adesão à campanha e vão divulgar e promover ações pelo Brasil – confira abaixo a relação de parceiros.


No último ano, as articulações do Instituto Ecofuturo resultaram em atividades de leitura em todo País, por meio de parcerias com 50 instituições do terceiro setor, órgãos governamentais e iniciativa privada. A campanha de mobilização integra o Programa Ler é Preciso, que já viabilizou a implantação de 88 bibliotecas comunitárias em 11 estados brasileiros por meio de cooperação intersetorial. O Dia Nacional da Leitura foi instituído, oficialmente, pela presidência da República em 2009, após três anos de mobilização do Instituto Ecofuturo. A data escolhida aproveita a oportunidade de celebração da infância para alertar sobre a importância da oferta de literatura para crianças, desde a gestação.


Sobre o Instituto Ecofuturo


O Instituto Ecofuturo é uma organização não-governamental que trabalha em projetos que entrelaçam educação e meio ambiente com a missão de gerar e difundir conhecimento e práticas para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade. Acredita que saber ler, escrever e argumentar com competência é essencial para acessar os conhecimentos necessários para promover a sustentabilidade de todas as vidas.


Atua como influenciador de políticas públicas articulando parcerias com instituições, empresas, governo, pesquisadores, comunidade e universidades. Criado em 1999 e mantido pela Suzano Papel e Celulose, é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e tem atuação autônoma.

Obs: O Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais com todos os seus projetos, é parceiro do Instituto Ecofuturo no Dia Nacional da Leitura.

Parceiros na Campanha do Dia Nacional da Leitura 2011
AIESEC – Projeto Vire a Página; Alfasol; Aliança pela Infância; APAE/SP; Associação Nacional de Jornais (ANJ); Associação Nacional de Livrarias (ANL); Biblioteca do Estado de São Paulo; Bibliotecários Sem Fronteiras; Bookcrossing Brasil; Casa do Zezinho; Centro de Voluntariado de São Paulo; Cenpec; CEU Aricanduva; Cidade do Livro; Comitê de Democratização da Informática (CDI); Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Doutores da Alegria; Editora Cia das Letras; Espaço de Leitura do Parque da Água Branca (Fundo Social); FNAC Poá; Fundação Bradesco; Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil; FUNAP – Fundação de Amparo ao Preso; Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE); IDE Educação/ Leitura; Instituto Arte na Escola; Instituto Canal do Livro (ICL); Instituto C&A; Instituto Crescer; Instituto Razão Social; Jornal da Manhã – Projeto Vamos Ler; Ministério da Cultura - Fundação Biblioteca Nacional; Movimento Brasil Literário; Plano de Mobilização Social do Ministério da Educação; Projovem Adolescente e Serviços para a Juventude do Ministério do Desenvolvimento Social; Projeto Arrastão; Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo; Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; SP Leituras; Observatório da Leitura; Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI); Todos pela Educação;União Brasileira de Escritores (UBE).

Fonte: Instituto Ecofuturo

Celebrado desde 2009, o Dia Nacional da Leitura, em 12 de outubro, nasceu para apoiar a construção de rede nacional de promoção de leitura de literatura desde a primeira infância; Campanha de mobilização nacional acaba de receber apoio do Ministério da Cultura e do clube de futebol Corinthians

Nenhum comentário:

Postar um comentário