Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Leitura de jornal em Casa e preocupação com o Meio Ambiente - Duas ações do DM na Sala de Aula

“Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância.”
Derek Bok, advogado e educador

EMEI JARDIM DO SOL
Combinação perfeita
No trânsito entre a sala de aula e a casa dos alunos, o jornal coloca-se a disposição para incentivar a leitura, gerar o diálogo e trazer novas questões
A turma da pré-escola, comandada pela professora Taniamar Reschke, lançou um desafio para toda a família: uma vez por semana todos precisam parar suas atividades para sentar e ler o Jornal Diário da Manhã.

“A partir do trabalho desenvolvido em sala de aula, as crianças, levam diariamente o jornal para casa, é realizado um rodízio e está sendo uma atividade muito interessante segundo os pais. Temos o objetivo de continuá-la até o fim do ano”, ressaltou a professora da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim do Sol.

Com a familiarização dos alunos com o jornal como um meio de comunicação, o projeto surgiu pelos relatos de que os pais dificilmente tinham o hábito da leitura em casa. Uma pastinha foi confeccionada especialmente para reportagens especiais e o jornal serem levados para casa.
Após realizar a leitura em família, discutindo algumas matérias, foram registradas fotos do momento especial. Um dia que ficará marcado sem esquecer o principal intuito: a leitura.


(A turma com a professora Daiane e Taniamar/ Foto: Fabíola Hauch)



(Leitura em grupo /Foto: Fbíola Hauch)


(A pastinha especial em que o jornal é levado para casaFoto: Fabíola Hauch

“Concordamos com a importância das atividades prestadas na escola e a dimensão que vai ter com os pais podendo interagir juntamente com seus filhos isto é muito importante para os pais e filhos, e na questão do jornal no ensino das crianças é muito importante, pois leitura juntamente com informação é sempre interessante.”


(Momento registrado 
EEEF ANNA WILLIG)

Dia de pensar no MEIO AMBIENTE
O papel de cada um na construção de um mundo melhor, através de leituras e conversas
No dia 5 de junho, data do Dia do Meio Ambiente, os alunos do 2° ano do ensino fundamental desenvolveram um trabalho de conscientização sobre o cuidado com a natureza.

“Os “tesouros” encontrados na natureza motivaram a atividade. Saber que cada um tem um papel na construção de um mundo melhor e saudável é essencial na formação de atitudes positivas e conscientes em relação ao meio e aos outros”, observou a professora Haline Dal Alba, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Anna Willig.

O trabalho contou com conversas, fotos e leituras sobre o assunto, sem deixar de ressaltar a necessidade de preservar para o presente e o futuro. Como prática, as crianças desenvolveram um trabalho com materiais que podem ser reciclados como o jornal e CDs usados, construindo a “Árvore das Boas Atitudes”.


(Em fase de produção/ Foto: EEEF ANNA WILLIG)




















(O resultadoFoto: EEEF ANNA WILLIG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário