Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Escola resgata a formação do município

Credito:Colégio Estadual Eurico Batista Rosas / Carambeí Credito:Colégio Estadual Eurico Batista Rosas / Carambeí
O assessor de imprensa da Batavo falou com alunos e professores sobre o preço da saca de soja
Os jovens do 6º e 8º ano do Colégio Estadual Eurico Batista Rosas (Carambeí) puderam estudar História, Matemática e Artes em uma única atividade tendo como material o jornal. Os professores Daniela Moscato, Marcos Pedroso e Iraci dos Santos uniram seus conhecimentos para abordar a história do Paraná. Eles destacaram a formação do município de Carambeí, a qual contempla a vinda dos holandeses para o Brasil, e o fortalecimento do cooperativismo através da Batavo Cooperativa Industrial. “A partir de matérias publicadas no Jornal da Manhã, analisamos o faturamento da Batavo, o progresso do transporte no processo da agricultura industrial e estabelecemos as diferenças entre a agricultura familiar e industrial”, explicam.
Aos jovens, foram apresentados dados sobre o faturamento da cooperativa no período de 2005 a 2009 para contemplar a construção de gráficos, a resolução de problemas e as regras do sistema numérico decimal. A notícia ‘Preço da saca de soja atinge pico de R$ 60’, publicada no dia 20 de abril, contribuiu para o desenvolvimento da atividade. O assessor de imprensa da Batavo, Luciano Tonnon, esteve no colégio e ministrou uma palestra para alunos e professores explicando em mais detalhes as informações contidas na notícia.
A fotografia que ilustrava a matéria também fez parte do trabalho. “Fizemos a leitura das linhas e cores presentes na imagem, traçamos a linha do tempo da arte em diversos movimentos e, depois de discutir, classificamos a imagem como pós-impressionista”, explica a professora de Artes, Iraci.
De acordo com os professores responsáveis por toda essa dinâmica, a atividade possibilitou revisar e aprofundar conteúdos artísticos, matemáticos e históricos através da contextualização. “Os momentos de discussão a respeito do surgimento da Cooperativa Batavo foram enriquecedores. Muitos alunos compartilharam com a turma a profissão dos pais, se os mesmos foram, ou são, funcionários desta cooperativa, há quanto tempo trabalham lá. Com esta atividade eles perceberam que também são agentes construtores da história do local onde vivem”, afirmam os professores.
Aulas de História
Alunos discutem cassação de prefeito
Um debate político foi organizado nas turmas do 7º ano do Colégio Eurico Batista Rosas após leitura da notícia ‘Vereadores dão posse ao Vice de Osmar Rickli’, publicada no dia 25 de maio no JM informando que Leon Laroca, até então vice-prefeito do município de Carambeí, iria substitui Osmar Rickli, cassado sob a acusação de omissão de informações a respeito do pagamento de horas extras de funcionários da Prefeitura. A professora de História, Daniela Moscato, fez um resgate da política no tempo medieval, comparando com a atual. Daniela comenta que após debater com a turma sobre os problemas de Carambeí e o afastamento do atual prefeito, os alunos apresentaram diferentes opiniões acerca da situação. “Um dos objetivos da História é formar leitores críticos capazes de comparar períodos e acontecimentos em diferentes momentos históricos. Portanto, o nosso debate em sala de aula foi enriquecedor”, destaca.
Fonte: Jornal da Manhã/ Talita Moretto 15/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário