Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Jovens debatem abuso de menores

A notícia, divulgada no dia 22 de maio, que uma operação comandada pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) em conjunto com policiais da Divisão de Capturas do Estado de São Paulo havia prendido o pastor evangélico Sergio Benito Gonzales Saez, de 69 anos, suspeito de abusar de crianças no interior do Estado, deu continuidade à uma discussão que havia iniciado no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), no Colégio Estadual São Vicente de Paulo (Irati/PR). A professora Janete Ditzel debateu a temática com os alunos do 7º e 8º ano. Ela conceituou abuso e exploração sexual, e como essa violência acontece com crianças ou adolescentes, de forma física e psicológica.

Os demais professores do Colégio, com apoio da equipe da pedagógica, aproveitaram o momento e organizaram uma palestra sobre ‘Gênero e Sexualidade’ com a professora pedagoga Marili Teixeira. “A palestrante expôs as diferenças entre sexo e sexualidade por meio de vídeos e diálogos. Os jovens também fizeram várias perguntas”, conta Janete.
A estudante do 8º ano C, Bruna Rocha, participou da palestra e concluiu que o abuso contra crianças, na maioria das vezes, é feito por pessoas próximas. “As crianças e adolescentes têm medo de denunciar devido às ameaças dos abusadores. Nós temos que denunciar qualquer tipo de abuso, colaborar e ajudar os indefesos”, defende.
Para a professora, muitas dúvidas dos alunos foram esclarecidas e a palestra serviu para chamar a atenção para a importância do respeito ao próximo. “O debate em sala de aula contribuiu para alertá-los quanto a possíveis abusos e como eles devem proceder caso ocorram”, acredita.

“O abuso sexual de crianças e adolescentes é lembrado no dia 18 de maio por causa de um incidente ocorrido no Espírito Santo, quando uma menina foi violentada por alguns homens. O caso gerou polêmica nacional e então, não só por esse crime, mas por muitos outros, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A minha opinião é a seguinte: quem comete esse crime contra um ser tão indefeso deve ficar muito tempo na cadeia, porém a justiça do nosso país é fraca demais. E se queremos proteger o futuro da Pátria, devemos eliminar o crime pela raiz, aumentar as punições, educando e amando nossas crianças, para que se tornem pessoas de bem” (Douglas Gonzaga | 7º ano A)
Fonte: Jornal da Manhã/ Programa Vamos Ler 06/06/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário