Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Alunos analisam fotografia a partir da Física

No Colégio Sesi Ponta Grossa as fotografias publicadas no jornal foram o impulso para uma atividade que, unindo as disciplinas de Língua Portuguesa e Física


No Colégio Sesi Ponta Grossa as fotografias publicadas no jornal foram o impulso para uma atividade que, unindo as disciplinas de Língua Portuguesa e Física, promoveu a consciência crítica e reflexiva dos alunos de ensino médio. Os professores Emilio Marcondes e Ingrid Ferrasa iniciaram a discussão ao questionar: Qual a importância da fotografia em um jornal impresso?. Além de refletir sobre a imagem como meio de comunicação, os professores abordaram também sua formação física.

Em um primeiro momento, os jovens observaram apenas as fotografias, sem fazer a leitura do texto. “Queríamos que eles percebessem que as imagens apresentam características distintas e revelam linguagens. Eles mesmos levantaram discussões a respeito de teóricos literários que utilizam a imagem fotográfica como meio de comunicação”, explica Emílio. Com ajuda de Ingrid, os estudantes pesquisaram hipóteses sobre a formação da imagem fotográfica, tanto em cores como no preto. “Das hipóteses levantadas estavam princípios básicos sobre a propagação da luz e seu comportamento no espectro eletromagnético, até o funcionamento dos diferentes tipos de máquinas fotográficas”, comenta a professora de Física.

Segundo os professores, as discussões também foram conduzidas no sentido de estimular os alunos para a carreira jornalística e/ou fotográfica, bem como a criar uma consciência sobre o que está implícito nas fotografias e destacar que a formação de uma imagem é muito mais complexa do que apresenta ser.

O quê?
Oficina de aprendizagem

No Colégio Sesi os alunos de ensino médio não estudam em turmas separadas por ano escolar, mas são divididos em equipes chamadas de ‘Oficinas de Aprendizagem’. Ou seja, estudantes de primeiro, segundo e terceiro ano podem estar juntos na mesma equipe. Os alunos que foram conduzidos neste trabalho de análise das imagens em um jornal impresso fazem parte da oficina ‘Flash’, a qual tem como foco problematizador a fotografia.
Fonte: Jornal da manhã/Programa Vamos Ler 12/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário