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quinta-feira, 21 de junho de 2012

Encontro discute o uso do jornal como práxis para formação cidadã

"O uso do jornal como práxis para formação cidadã” foi o
título do encontro ministrado aos professores dos municípios
de Maringá e Astorga/PR, participantes de “O Diário na 
Escola”,nesta segunda-feira, 18/06. Os demais educadores
das outras cidades  envolvidas no trabalho tiveram essa 
palestra no dia 23 de maio. A jornalista e professora 
mestre convidada foi Mariana Ferreira Lopes.
Lopes trouxe uma discussão teórica e prática sobre
o trabalho de mídia e educação que vem acontecendo
no  mundo e no Brasil, com foco no jornal impresso
como recurso complementar ao trabalho docente, cujo
objetivo principal é a formação de um sujeito ativo e
crítico diante dos meios de comunicação. A práxis do
trabalho deve acontecer num contexto de ação e
reflexão, isto é, na interação dos sujeitos com os meios.
As crianças e adolescentes acabam reproduzindo
a cultura midiática que adquirem ao longo da vida.
É papel da escola mediar este contexto e resignificá-lo.
Uma das dicas da convidada foi que os estudantes
produzam mídia, só assim serão capazes de entendê-la.
A elaboração de um Jornal Escolar, por exemplo,
pode ser um ótimo trabalho de produção e reflexão,
fazendo com que os envolvidos expressem sobre
o meio onde estão inseridos (os problemas da escola,
do bairro, projetos de sucesso da comunidade etc);
e desenvolvam uma cultura participativa.
Porém, é necessário compreender os meios de
comunicação, pois cada um tem um código próprio.
Assim o texto do jornal é diferente do texto do rádio e
da tevê, por exemplo. Nesse sentido, para se trabalhar
com os diferentes meios é necessário que haja uma
alfabetização crítica de cada veículo.
A ideia de que os meios de comunicação de massa tinham
que ficar fora da escola cada vez mais vai perdendo força.
Eles devem fazer parte sim da formação de crianças e
adolescentes, no entanto é preciso que o educador seja
mediador desta nova educação midiatizada, a fim de formar
cidadãos mais atuantes e críticos.
Os meios podem ser usados com o objetivo de desenvolver
a leitura crítica; a produção (jornal e rádio escolar, por exemplo);
como recurso didático e metodológico; objeto de estudo e
dentro de um contexto produtivo, como forma de expressão,
enfatizou Mariana.
De acordo com a professora da rede municipal de Maringá,
Jaqueline Gomes Zamferrari, “as metodologias compartilhadas
neste encontro contribuirão muito para o uso do jornal
na sala de aula”.

Os professores dos quintos anos, das escolas municipais de Astorga e Maringá, 

tiveram um dia de discussão teórica e prática sobre mídia educação



Fonte: Blog O Diário na Escola (http://maringa.odiario.com/blogs/

















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