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quarta-feira, 20 de junho de 2012

Argumentação na sala de aula

Sabemos que um dos principais objetivos da escola e também das famílias é proporcionar às crianças e jovens o acesso ao conhecimento e a formação de indivíduos críticos, comprometidos consigo mesmos e com a sociedade. Esses alunos devem ser capazes de intervir modificando a realidade, motivados e aptos a buscar o aprendizado e o aperfeiçoamento contínuo, o que passa pela formação de leitores competentes. 
Por isso, o trabalho com textos informativos, encontrados, por exemplo, em jornais, permite a formação do hábito de ler para estudar, para buscar informações, competência essencial por toda a vida.
DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
Divida a turma em equipes para facilitar o trabalho de leitura. Distribua para cada grupo menor, exemplares de jornal para que conheçam o material e o conteúdo. Assim, eles poderão ter contato com todos os cadernos e adquirir o gosto pela leitura dos textos jornalísticos.

2º PASSO
Os textos informativos, encontrados principalmente em jornais, quando integrados ao trabalho com textos em geral, ampliam as possibilidades de leitura do mundo do aluno, e também serve como forma de desenvolvimento de hábitos de leitura e escrita. O professor precisa demonstrar interesse por esse tipo de leitura dentro e fora da sala de aula. 

3° PASSO
Ao trazer esses textos à análise dos alunos, vemos surgir acaloradas discussões, onde os mesmos põem em jogo aquilo que sabem sobre o tema tratado. Trocam opiniões, debatem e assim aprendem a argumentar e expressar ideias de maneira mais livre.

4° PASSO
O texto argumentativo precisa ser motivado dentro da sala de aula, para que o aluno tenha a segurança de escrever na escola e fora dela, as ideias que representam o ponto de vista criado por eles. O professor pode encontrar diversos exemplos de texto argumentativos no jornal impresso.

5º PASSO
Na conclusão da atividade, o professor pode solicitar que cada aluno fale da importância do ato de ler, inclusive o da leitura de jornal. E, para completar, cada aluno pode levar para casa o jornal recebido em sala e, em casa, ler a matéria escolhida para os pais e ainda comentar a atividade realizada em sala. 

Avaliação
Verifique como se comportam os alunos diante dos textos argumentativos e como eles se portam diante de um debate, frente aos assuntos que, muitas vezes são bem polêmicos.
Fonte: O POVO na Educação (Carlos Eduardo - carloseduardo@opovo.com.br)

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