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quinta-feira, 14 de junho de 2012

Alunos discutem uso de tecnologia nas escolas

A professora do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen (Ponta Grossa), Patrícia Kloster, colocou em pauta, nas turmas do 8º ano, o tema: O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação. O impulso para o debate foi a matéria ‘Callegari defende inclusão digital nas escolas’, publicada no dia 19 de abril no Jornal da Manhã. Trata-se da reprodução de uma entrevista concedida ao Instituto Claro onde o Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) fala sobre o uso de tecnologias na educação e da prioridade em capacitar professores.

Patrícia revela que os alunos fizeram muitos questionamentos durante a conversa. “A melhoria na área educacional é sempre repensada quando o assunto é o aumento da violência, a superlotação nas salas de aula, o desinteresse no estudo, a falta de mão-de-obra especializada, entre outros. Então, muitos acreditam que a utilização de novas tecnologias pode resolver alguns desses problemas”, comenta.
A matéria publicada com a entrevista revelou aos estudantes a existência do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), abordou as lousas digitais e falou sobre a distribuição de tablets para os professores do ensino médio, prevista para o segundo semestre deste ano. “Após a leitura e discussão dos argumentos apresentados pelo secretário Callegari todos puderam imaginar-se como futuros contemplados por toda essa tecnologia e opinar de forma mais crítica e apreciativa sobre o assunto”, esclarece a professora que pediu que os estudantes relatassem por escrito a sua opinião.
Os jovens escreveram seus textos após refletir sobre algumas questões colocadas pela professora: os benefícios que as tecnologias podem oferecer para as escolas públicas; como a internet pode auxiliar no aprendizado do conteúdo disciplinar; quais problemas podem surgir na implantação de projetos com as TICs; como usariam o computador em sala de aula com a implantação do UCA; e se eles acreditam que professores e alunos estão preparados para tanta tecnologia.

“É muito bom discutir assuntos ligados diretamente à escola e às novas políticas da Educação. A intenção de inserir tecnologias é ótima porque estamos sempre testando novos experimentos para melhorar o ensino e a aprendizagem de nossos alunos, mas sabemos que não podemos consertar a educação no Brasil só com a tecnologia”, lembra Patrícia. Este trabalho conseguiu contemplar interpretação, escrita e oralidade, bem como estimular a reflexão crítica e o poder de argumentação dos jovens.

Programa UCA
Inclusão digital desperta interesse de estudantes
O Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia e inclusão digital. Segundo a professora Patrícia, os alunos do Colégio Arnaldo Jansen ficaram deslumbrados ao conhecer o que o projeto oferece, como a possibilidade de observar mapas, assistir a vídeos, ouvir músicas, conhecer pinturas de artistas famosos, fazer pesquisas e traduzir textos em outras línguas, ter acesso a informações que complementam o que o professor explicou em sala de aula. Porém, apesar do entusiasmo, os jovens também foram capazes de apontar dificuldades para levar o programa à sua escola, como falta de cuidado por parte de alguns alunos e possibilidade de perder a prática da escrita manual. “A maioria deles acredita que os professores estão preparados, mas que deve haver mais programas de formação e capacitação para todos (professores e alunos). Alguns acham que os professores ainda não sabem usar muito as tecnologias e um aluno escreveu: “...os professores não estão preparados para uma coisa mais simples”, será que foi um elogio?”, questiona.

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (11) o decreto que regulamenta o PROUCA e o Reicomp (Regime Especial de Incentivo a Computadores para Uso Educacional), que suspende a incidência de alguns tributos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sobre o computador a ser comprado e suas matérias-primas.
Mais informações sobre o UCA em www.uca.gov.br e no blog ucasp.wordpress.com

Projeto UCA (Karisten Suzette)
O projeto UCA (Um Computador por Aluno) pode trazer mais facilidade no ensino deixando de lado a rotina da cópia no caderno, mostrando um modo de aprender mais interessante, fazendo com que os alunos sintam vontade de estudar pelo fato da novidade. Os computadores, porém, devem ser usados com cautela, sempre com o acompanhamento de um professor com uma maior preparação, observando e orientando o manuseio correto. Na internet podemos encontrar informações mais interessantes, podendo também visualizar imagens e vídeos. Não tenho certeza se nós estamos todos preparados para novas tecnologias, muitos têm conhecimento e não terão dificuldades, mas uma preparação é sempre bem-vinda. Com o decorrer do tempo muitos problemas podem surgir nos equipamentos, por isso é bom lembrar que a manutenção é sempre necessária e que com a continuidade do aprendizado os riscos de estragos e defeitos podem diminuir.

 Tecnologias da Informação – Projeto UCA (Mateus Pereira)
O UCA (Um Computador por Aluno) pode trazer novas possibilidades para as pessoas se comunicarem, é também uma forma mais rápida e fácil de acessar informações de determinadas matérias, tirar dúvidas, ver fotos para entender melhor os conteúdos estudados. Os computadores podem ser usados para pesquisar sobre as matérias, para digitação e até para interagir com pessoas de outras escolas. Podemos ter acesso a imagens e vídeos como, por exemplo, na aula de Artes podemos observar obras de pintores famosos.

TICS (Isabely Martins) 
As TICs podem trazer possibilidades fáceis de informação e comunicação em sala de aula, beneficiando alunos e professores das escolas públicas. Para manusear um computador em sala de aula, cada aluno deve ter a consciência de que o uso dessa tecnologia é para facilitar o seu aprendizado e que se deve ter a máxima participação de todos, professores e alunos, nas aulas. Pela internet torna-se muito mais fácil o aprendizado porque através do acesso a sites podemos ter o conteúdo da matéria rapidamente. Para a preparação do uso da tecnologia na escola, devemos todos ter um curso técnico porque muitos ainda não estão preparados para utilizá-la.

Tecnologias (Gabryelle Lacerda)
As tecnologias podem nos oferecer muitos benefícios, como a facilidade de consultar sobre qualquer assunto além de economizar com materiais escolares [folhas de caderno, lápis, borracha]. Os computadores na escola podem ser usados para nos auxiliar em tudo, tanto para ver imagens quanto para a digitação. Com a internet podemos acessar o Google e assim achar o que quisermos. Acho que nem todos os professores estão preparados para isso, mas todos têm capacidade para aprender a utilizar um computador. Embora algumas dificuldades podem ocorrer como professores que não entendem essa tecnologia, e o risco dos computadores estragarem, tendo assim despesas com cursos e conserto das máquinas.



Fonte: Jornal da Manhã/Talita Moretto 14/06/2012

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