Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Jovens fazem HQs relatando acidentes

Alunos de Irati/PR criam historias em quadrinhos sobre as imprudências no tráfego da cidade com auxílio das professoras de Artes, Geografia e Língua Portuguesa



As professoras de Artes, Rosana Malanski, Geografia, Sandra Bernaski, e Língua Portuguesa, Salete Franczak, da Escola Estadual Pio XII (Irati) uniram seus conhecimentos e levaram a prática da história em quadrinhos para as turmas do 9º ano. Foi a forma encontrada para debater um assunto preocupante: imprudências no trânsito. O trabalho foi realizado com base na notícia: ‘Tibagi tem a 7ª maior taxa de óbito em acidente de trânsito’; no pedido feito através da coluna Fala Cidadão: ‘Leitor pede reforço na sinalização de rua de PG’; e no editorial: ‘A humanização do trânsito requer investimentos e ações’, que estavam na edição de 9 de maio do Jornal da Manhã, e complementada com a coluna Debates do dia 16 de maio, que trazia como tema: ‘Desorganização no Trânsito’.
“Depois da leitura, como prática pedagógica, os alunos produziram quadrinhos enfocando os acidentes de trânsito, principalmente com motocicletas, devido ao índice divulgado no referido editorial que ‘em cada três acidentes de trânsito com mortes registrados pelo Denatran em 2010, um envolve motocicletas’. Os trabalhos foram expostos no mural da escola”, explicam as professoras.
Além de desenvolver o senso crítico, a atividade contemplou o estudo dos gêneros e mostrou a criatividade dos jovens. Para Rosana, Sandra e Salete, “o trabalho rendeu uma importante discussão entre os alunos, pois se identificaram com o assunto relatando situações cotidianas que vivenciam, inclusive acidentes ocorridos nas próprias famílias. Questionaram muito sobre o trânsito da nossa cidade e, inclusive, nas proximidades da escola. A produção dos quadrinhos foi uma forma lúdica, crítica e artística de opinar e colocar seus anseios diante dos noticiários veiculados diariamente na mídia”.

 
Fonte: Jornal da Manhã/ Programa Vamos Ler 30/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário