Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola de Educação Básica Mauro Nakamura, da APAE de Itambé, estão desenvolvendo o projeto “Hemeroteca na Escola”, que consiste numa coleção temática de recortes de matérias do jornal “O Diário” que é trabalhado em sala de aula com os mais variados temas: saúde, meio ambiente, educação, cidadania etc.
A professora, Milene Machado de Oliveira Luchezi, partiu da temática: Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e propôs aos alunos uma pesquisa na hemeroteca. Depois de selecionarem matérias sobre essa temática, escolheram a manchete que mais chamou atenção: “Atendimentos a crianças de rua crescem 50%”, publicada em “O Diário” no dia 03 de abril deste ano. Partindo da leitura da manchete, da reportagem, de materiais ilustrativos, outros textos, leis que embasam este assunto e vídeos, os alunos fizeram algumas produções sobre o que pensam do trabalho infantil.
Fonte: Blog O Diário na Escola
Montando uma Hemeroteca!!!
Hemeroteca vem do grego, heméra, que quer dizer “dia”, e théke, que significa“coleção”. Hemeroteca pode ser entendida como uma seção da biblioteca, onde estão os jornais e revistas, ou seja, refere-se a qualquer coleção ou conjunto organizado de periódicos. Se você não sabe como fazer uma hemeroteca, abaixo segue um passo a passo:
Conteúdo:
Leitura e Escrita.
Objetivos:
Incentivar à pesquisa, dinamizar a leitura e escrita.
Materiais necessários:
Jornais “O DIÁRIO” de dias diferentes (um mês inteiro);
Papel A4 ou Ofício;
Canetas coloridas;
Lápis de cor;
Papelão ou cartolina; (para confecção de pastas)
Grampeador;
Cola e Tesoura.
DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
Peça para que os alunos formem equipes de no máximo cinco integrantes. Explique que a Hemeroteca física é uma coleção organizada de textos extraídos do jornal e que eles mesmos podem montar para ficar durante muito tempo na escola. Não esqueça de incentivá-los informando que esse tipo de trabalho, fará com que eles ganhem uma coleção de textos, e que os ajudarão em suas futuras pesquisas.
2º PASSO
O segundo passo é a escolha das matérias a serem recortadas, logo após a leitura delas. É interessante que os textos selecionados estejam relacionados a um único tema, por exemplo: Meio Ambiente, Educação, Política etc. É preciso ter atenção especial para as notícias que estão no verso da página, logo a escolha dos textos será por prioridade de interesse. Informe aos alunos que é muito importante um bom recorte do jornal, para que o leitor possa ter um bom aproveitamento do texto e do assunto que está contido nele.
3° PASSO
Muitas vezes é necessário se colar a matéria numa tira de papel, para melhor acondicioná-la na pasta de papelão, facilitando a leitura do material selecionado.
4° PASSO
Seleção do tema e registro da matéria selecionada em planilha com os campos: tema, título, data e resumo. Nesse momento os alunos possuem a escolha de falar um pouco do que o leitor encontrará no texto fixado na Hemeroteca. Peça para escreverem na capa da pasta, o nome da escola, da biblioteca, o número da pasta, qual o assunto e o periódico utilizado.
5º PASSO
O arquivamento deve ser feito em pastas de papelão confeccionadas pelos alunos. Essas pastas também podem ser feitas de cartolina, o importante é deixar a criatividade fluir e se divertir com essa montagem.
6º PASSO
A Hemeroteca pode ser guardada nas bibliotecas, salas de leitura ou de multimeios. Caso a escola não tenha salas para esse tipo de serviço, existe a possibilidade de deixá-la na própria sala de aula.
FINALIZAÇÃO
Quando todos os textos estiverem fixados e identificados com tema, título, data e resumo, o professor pode junto com as equipes e fazer uma revisão final do trabalho.
AVALIAÇÃO
Verifique o tema escolhido pelos alunos e se a identificação foi feita de maneira correta. Avalie também a integração dos grupos e o envolvimento que tiveram durante a atividade.
Fonte: http://programajornaleeducacao.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário