A educomunicação é uma novidade. Deve ser compreendida por uma série de ações sistematizadas que permitem profissionalizar a produção de conteúdo midiático - textos e imagens - com o objetivo de equilibrar a sociedade no que diz respeito ao direito à informação e à comunicação.
EVENTO
Nos dias 23 e 24 de agosto, a Folha da Região esteve na USP para acompanhar o evento. Esta foi a segunda reunião. A primeira ocorreu em 2007 quando a universidade, em parceria com o Grupo Estado, desenvolveu um trabalho de 80 edições no Jornal da Tarde onde privilegiou a participação de pais e professores na construção de algumas páginas, desde a escolha dos assuntos tratados até a abordagem das matérias.
"A educação e a comunicação já se cruzaram. As universidades que não se abrirem estarão afastadas da realidade", provocou a professora doutora da USP, Dora Mourão, para acrescentar: "A educomunicação é uma demanda da contemporaneidade que procura aproximar os direitos humanos e sociais, porque todos eles passam pela mídia".
EM ARAÇATUBA
Atualmente, oferece uma série de atividades conjuntas como visitas monitoradas à redação e capacitação de professores, ambas iniciativas com o intuito de promover uma leitura crítica da realidade a partir do entendimento do processo de produção da notícia. Para os próximos meses, estão em fase de planejamento as oficinas livres de fotografia e vídeo, e para produção de conteúdo escrito: fanzines, jornais e blogs.
Fonte: Folha da Região/ Texto: Ayne Salviano
Nenhum comentário:
Postar um comentário