Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Encontro Nacional Mídia e Formação do Leitor

Acontece no Rio, no dia 16 de setembro, o Encontro Nacional Mídia e Formação do Leitor, promovido pelo programa O Dia na Sala de Aula, do jornal O Dia (RJ).
O evento acontece no Auditório da Universidade Estácio de Sá (campus Tom Jobim - Barra da Tijuca) e tem o apoio da WAK Editora e da Universidade Estácio de Sá.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 23/08/10 pelo e-mail: iac@odianet.com.br
A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

Programação
09:00 - Credenciamento
09:30 - Abertura
09:45 - Mesa POLÍTICAS PÚBLICAS E MÍDIA-EDUCAÇÃO


  • Marcos Tadeu Tavares (Doutorando em Educação pela PUC-Rio. Jornalista e professor. Professor da PUC-Rio, da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch e da UniverCidade. Colunista do Jornal O DIA. Membro do comitê científico do SBGames 2009/2010. Editor da revista eletrônica revistapontocom, da OSCIP Planetapontocom. Integrante da Rede de Trabalho do Instituto Alana. Editor do site do Centro Internacional de Referência em Mídias para Crianças e Adolescentes – Rio Mídia)
  • Marcos Ozório (Mestre em Educação pela PUC/Rio. Professor de Geografia das redes municipal, estadual e privada do Rio de Janeiro. Ex-Diretor de Mídia e Educação da MULTIRIO. Conselheiro Municipal de Educação (2005-2009). Integrou a equipe que elaborou o Plano Municipal de Educação do Rio de Janeiro)
  • Mediação de Maria Luisa Barros (Editora de Educação do Jornal O Dia)

12:00 - Almoço
14:00 - Palestras simultâneas
PENSAMENTO COMPLEXO, TRABALHO MULTIDISCIPLINAR

  • Carlos Henrique Carrilho (Formado em Letras e Pedagogia. Conferencista, Assessor na área de Educação, professor de Planejamento Educacional e Currículo: teoria e prática, coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá – Campus Madureira. Autor dos livros “Conselho de classe como espaço diagnóstico da prática educativa” e “Competências e habilidades: da proposta à prática”. Co-autor com Danilo Gandin de “Planejamento na sala de aula”.)

IMAGENS E PRÁTICAS ESCOLARES

  • Paulo Sgarbi (Mestre e Doutor em Educação pela UERJ, professor adjunto da Faculdade de Educação da UERJ, pesquisando conhecimento, cotidiano escolar e linguagens, com ênfase nas linguagens desenhadas no estudo de avaliação da aprendizagem, currículo na formação de professores.)

LEITURA DO JORNAL MEIA HORA EM SALA DE AULA

  • Phellipe Marcel (Graduado em Jornalismo pela UFRJ, mestre em Língua Portuguesa UERJ e doutorando em Estudos de Linguagem pela UFF. Tem experiência em edição de livros literários, assessoria de imprensa e comunicação comunitária. Atualmente pesquisa acerca da produção de sentidos sobre o brasileiro na mídia e em outras discursividades.)

16:00 - PRODUÇÃO TEXTUAL E HIPERTEXTO

  • Geraldo Peçanha de Almeida (Doutor em Educação pela UFSC. Professor da UFPR. Foi professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB. Autor de mais de 30 livros na área de educação)

18:00 - Lançamento de livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário