Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Monsanto apoia programa de estímulo à leitura na Bahia

A Monsanto apoiou na quinta-feira, 12 de agosto, a renovação da parceria do programa A TARDE Educação, principal ação de Responsabilidade Social do grupo de comunicação A TARDE (BA), com a prefeitura municipal de Camaçari (BA). Voltada ao estimulo à leitura crítica dos alunos de escolas públicas, o programa propõe uma abordagem do uso do jornal, estimulando novas práticas pedagógicas nas escolas municipais da Bahia.

Com a inclusão das 87 escolas de Camaçari, o programa atenderá cerca de 3.000 instituições de ensino na Bahia. A parceria será celebrada no auditório da Cidade do Saber com as presenças do prefeito de Camaçari, Luís Caetano, do diretor geral do Grupo A TARDE, Edivaldo Boaventura, além de Christiane Cralcev Bracco, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Monsanto.

A plateia será composta por cerca de 100 educadores, representantes das 87 instituições de ensino beneficiadas, que assistirão à palestra Jornal e Educação: da leitura à cidadania, com Cristiane Parente, coordenadora nacional do Programa de Jornal e Educação.

A principal linha de atuação do projeto consiste na formação de mediadores de leitura do jornal por meio de oficinas. As escolas receberão, por um ano e gratuitamente, o jornal A Tarde, enquanto os professores serão capacitados para utilização do veículo como ferramenta didática e de formação crítica de jovens leitores.“Temos um imenso orgulho de colaborar com a formação de novos leitores dotados de espírito crítico e analítico construído com a ajuda das reportagens e artigos disponibilizados gratuitamente pelo jornal A Tarde”, avalia Bracco.

A Monsanto contribui para o desenvolvimento da sociedade brasileira, apoiando projetos que favoreçam as comunidades onde está inserida e preservando seus recursos naturais. A unidade de Camaçari (BA) é um exemplo, com forte atuação não só no município, mas também na vizinha Dias D´Ávila, tendo investido R$ 5,2 milhões na comunidade e na área social desde 2000, beneficiando mais de 20 mil pessoas.

Dentre os programas desenvolvidos estão o Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, que tem o objetivo de levar educação sanitária, alimentar e combate a verminoses para estudantes da rede pública, e o Coral Pequenos Cantores Monsanto, que promove a inclusão social de crianças carentes por meio da arte. Há, ainda, o Viagem à Literatura infanto-juvenil, de estímulo à leitura e esforço escolar a estudantes com dificuldade de aprendizagem; o Projeto Florescer, de criação de uma reserva florestal no entorno da unidade de Camaçari; o Projeto Cozinha Brasil, de aproveitamento integral de alimentos; o Horta Brasil, que ensina a cultivar hortaliças nas escolas promovendo conceitos de preservação ambiental e consumo consciente; e o de Reciclagem da água da chuva.

Fonte:www.agrolink.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário