Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Reciclar é preciso

Esta foi a temática da 1ª Feira de Reciclagem realizada pela APAE de Itambé. A equipe da instituição e os alunos decoraram todas as salas e prepararam várias atividades e mostras artesanais para os visitantes do espaço.
Os alunos Thiago e Rosana ficaram responsáveis pela recepção dos convidados e por demonstrarem o tipo de lixeira ideal para a separação do lixo reciclável, Rosana destacou que pediu uma lixeira dessa permanente na instituição para o prefeito da cidade e Thiago disse que é preciso reciclar as coisas que usamos em casa para mudarmos o planeta.
O corredor da APAE estava caracterizado como uma verdadeira floresta, decorado com muita folhagem pelo chão, mudas de árvores e até um lago improvisado com peixes de verdade para demonstrar a importância de preservarmos a natureza.
Cada sala da instituição se tornou um espaço temático. O refeitório foi decorado com artigos de festa junina e os adereços feitos de materiais recicláveis. Na sala “Reciclar e Brincar” maquetes foram montadas demonstrando os cômodos de uma casa, uma verdadeira arte, a caixa de leite virou uma geladeira, a de sapatos um guarda-roupas e a vasilha plástica uma piscina. Nas paredes, obras de Tarsila do Amaral foram reproduzidas a partir de uma matéria publicada na coluna de O Diário na Escola em 2011, sobre a artista.
No “Circuito Sucatinha” jogos pedagógicos foram feitos, entre os mais interessantes estava o jogo Boliche: as bolas foram feitas com jornal e os pinos com carreteis de linha de costura. Neste mesmo ambiente os alunos da Educação para jovens e adultos (EJA) fizeram um mosaico sobre os seres que vivem no fundo do mar com recortes de revista e jornal.
Estes mesmos alunos produziram a sala “Espaço Teatro e Notícias” que fechava o percurso dos visitantes, lá foi possível conhecer o “Cantinho da Notícia” com várias matérias sobre reciclagem e meio ambiente, uma “Hemeroteca” com temáticas diversificadas que eles alimentam desde o início do ano, e o mais bacana, um espaço para apresentação da “Hora do Teatro” em que todos os personagens foram feitos com papel jornal, garrafas pet, papelão e vasilhas plásticas passando dicas de reciclagem para a plateia.
As professoras da EJA da APAE, Milene Machado Luchezi e Dayane Rosa Guedes, contam que os alunos se empenharam muito para conseguir materiais recicláveis e que para a apresentação do teatro foi quase um mês de ensaio, “a maior satisfação deles é poder sentir o prazer de ser útil e tudo que eles aprendem aqui levam para casa e cobram da sociedade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário