Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O que o DM na Sala de Aula andou aprontando por aí....

Nesta edição do DM na Sala de Aula, desenvolvido pelo Diário da Manhã, são apresentados projetos que vão da matemática à utilização de recursos da arte e da música para a reflexão dos relacionamentos cotidianos. Além disso, a edição conta um pouco como foi o último encontro do DM na Sala de Aula e faz uma pequena homenagem aos 80 anos do pai da Mafalda, a pequena musa de Quino, que comemorou seu aniversário no dia 17 de julho. Boa leitura!


ESCOLA CÍRCULO OPERÁRIO
A matemática em meio às letras
Noções de espaço e forma foram trabalhadas com os alunos
A professora Simone Costa trabalhou com a turma do 3º ano do ensino fundamental o universo dos números com o suporte do jornal. Durante um turno inteiro, as crianças obtiveram a mensuração do espaço e do processo de confecção com muita diversão.
“No trabalho com figuras geométricas planas, identificando lados e vértices, foi realizado a atividade de construção do “Chapéu de três pontas”, a partir de jornais. Com folhas de jornais duplas, foram confeccionados os chapéus, que foram posteriormente, pintados com tinta guache e manuseados para as diversas atividades relativas as formas geométricas”, discorreu a educadora da Escola Círculo Operário.


EEEF ANNA WILLIG
Música, arte, observação e reflexão
O valor das amizades através da interação em sala de aula
Com a iniciativa de valorizar as pessoas e os amigos, como uma premissa para viver bem, a professora Haline Dalalba, realizou uma atividade lúdica com os alunos do 2º ano, que descobriram como é importante manter os laços de amizade.


“Partindo do trabalho com a música “Era uma vez”, do Toquinho, conversamos e registramos atitudes e sentimentos que os amigos tem um com o outro, numa relação de respeito e alegria. Em seguida, os alunos observaram a obra “Happy World” de Romero Britto, e logo fizeram a releitura da obra utilizando jornal. O trabalho ficou lindo, com ótimos resultados, envolvimento e interação entre as crianças, além de desenvolver a percepção, a atenção, a motricidade e a criatividade”, frisou Haline, professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Anna Willig.
O trabalho sobre a amizade teve continuação com as crianças construindo uma história coletiva, a fim de estimular o trabalho em equipe, a colaboração e o respeito ao outro.


III Encontro do DM na Sala de Aula
O último encontro do programa contou com uma oficina ministrada pela professora de educação artística e artesanato, Ana Maria Mantelli Machado. Os professores participantes do programa aprenderam a fazer um porta-garrafa de jornal, com base na reciclagem das páginas utilizadas. 
O molde do objeto foi levado até a escoa e repassado para todos os educadores como mais uma alternativa de trabalhar o jornal.
Para a professora, “trabalhar com jornal em sala de aula é oferecer um material de fácil manuseio proporcionando ao educando acesso a informações locais e nos mais distantes pontos do globo diariamente”. Como resultado, os oficineiros aproveitaram todas as dicas.




Projeto DM na Sala de Aula
O que

O DM na Sala de Aula é um programa do Jornal Diário da Manhã, realizado nas cidades de Passo Fundo e Erechim, onde se trabalha com professores de escolas públicas e particulares, dando sugestões para a utilização do jornal como instrumento didático-pedagógico.

Quando
Todas as quintas-feiras, no jornal Diário da Manhã.
Próximo encontro
No dia 14 de setembro, às 14 horas, no auditório da CDL. No quarto encontro, haverá o encerramento do concurso “Jornalista por um dia”, além de discussões sobre o programa pedagógico e prático.

Coordenadoras
Cristina Castejon Branco, psicopedagoga.

Jornalistas
Fabíola Hauch, Liliana Crivello, Sara Comin e Sirlei Pazinato.

Contatos
E-mail: 

educação@diariodamanha.net
liliana@diariodamanha.net
fabiola@diariodamanha.net
sara@diariodamanha.net
sirlei@diariodamanha.net
criscastejon_1@hotmail.com
Telefone: (54) 3316-4800


Nenhum comentário:

Postar um comentário