Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

As mídias e as novas tecnologias- um momento de reflexão...

Por Ângela Junker - Correio Escola Multimídia (16/07/2012)
Nos dias 12 e 13 de julho aconteceu o 6º Seminário Nacional" O professor e a leitura do jornal" na Faculdade de Educação da Unicamp. O tema gerador foi “Redes Sociais e Interatividade”. As palestras tiveram temas pertinentes às inovações tecnológicas e ao mundo virtual.

Drª Patrícia Peck Pinheiro (PPP Advogados Associados), uma das palestrantes convidadas do Seminário, afirmou que a sociedade de hoje está mais seletiva, produzindo serviço, conhecimento, mas também criando uma geração com maior visão crítica. Os momentos de vida pessoal e profissional das pessoas são compartilhados em tempo real. Nesse ambiente virtual o direito digital evoluiu, exigindo um comportamento mais ético das pessoas. Aumentaram os crimes em relação aos conteúdos postados na internet, gerando uma era das incertezas: como citar fontes, plágio, pirataria, direito moral do autor ou autoria desconhecida entre outros.Para ela, a falta de uma cultura de segurança digital favoreceu a má postura em redes sociais e o vazamento de informações, riscos digitais, que comprometem a reputação dos internautas.

A palestrante identificou também alguns problemas encontrados no mundo virtual como a necessidade de se ter senha de bloqueio do tablets e celular; a necessidade da leitura dos termos de uso das Redes Sociais e uma grande parte das crianças (38%) presentes no Facebook com a idade inferior ao permitido (13 anos). Diante dessas e outras questões, ela propõe uma mudança nessa realidade através de uma Cultura Digital, que prepare as pessoas para uma postura mais adequada frente às Redes Sociais e orientações para que o acesso a Web seja de forma orientada e assistida.

Aconteceram outros momentos importantes de reflexão como esse em mesas-redondas cujos temas foram cyberbulling, inclusão e direito digital, redes sociais, cultura digital e formação de leitores entre outros.

As oficinas e sessões de comunicação trouxeram temas pertinentes para debates e discussões como Twiter e Facebook na Educação, Juventude: A estética do instantâneo, Tecnologia Leitura e Mídia: relações entre emissão e recepção e muitas outras propostas de reflexão.

Acredito que todos os participantes saíram desse Seminário de leitura com propostas e também muitas inquietações sobre como agir nessa Sociedade da informação, uma aldeia global segundo McLuhan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário