O artigo de opinião é um gênero textual que faz parte do
jornalismo opinativo. Possui a principal característica de
expressar um ponto de vista e é assinado por algum
articulador, que pode ser tanto um jornalista, ou outro
profissional que colabora com o jornal enviando artigos.
Trabalhando este gênero na sala de aula, o professor
pode fazer com que os alunos expressem através da
escrita, aquilo que pensam. Como exemplo, os alunos
do Colégio Cícero Nogueira, que cursam o segundo ano
do ensino médio, produziram um artigo de opinião e
expressaram um ponto de vista bem interessante sobre
educação, deveres e impunidade. Acompanhe,
no passo a passo, como você professor, pode
realizar a mesma atividade em sua escola.
jornalismo opinativo. Possui a principal característica de
expressar um ponto de vista e é assinado por algum
articulador, que pode ser tanto um jornalista, ou outro
profissional que colabora com o jornal enviando artigos.
Trabalhando este gênero na sala de aula, o professor
pode fazer com que os alunos expressem através da
escrita, aquilo que pensam. Como exemplo, os alunos
do Colégio Cícero Nogueira, que cursam o segundo ano
do ensino médio, produziram um artigo de opinião e
expressaram um ponto de vista bem interessante sobre
educação, deveres e impunidade. Acompanhe,
no passo a passo, como você professor, pode
realizar a mesma atividade em sua escola.
Conteúdo:
Leitura; Escrita; Opinião; Argumentos.Objetivos:
Apresentar o ponto de vista dos alunos sobre assuntos
do cotidiano;
do cotidiano;
Desenvolver a produção de argumentos em textos
opinativos.
opinativos.
Materiais necessários:
Exemplares de Jornal;Textos de Artigos de Opinião;
Caderno; Lápis; Caneta.DESENVOLVIMENTO
1º Passo
Explique para os alunos, a importância que possui ojornal impresso para a sociedade e como um veículo
de comunicação contribui para o crescimento de um
país. Tente passar emoção, ao mesmo tempo em que
fala sobre o valor da leitura e escrita encontrada nos
periódicos.
2º Passo
Converse com os alunos sobre a necessidade que oser humano possui de expressar o que pensa e explique
que o Artigo de Opinião, possibilita a manifestação de
um posto de vista sobre determinado assunto.
3° Passo
Tente ser o mais didático possível e utilize exemplos docotidiano para explicar como surge uma opinião sobre
um assunto. Assim, os alunos terão como assimilar de
forma rápida e fácil como expressar um ponto de vista.
4° Passo
Apresente a estrutura do Artigo de Opinião. Escreva noquadro os elementos que formam este gênero textual.
Informe que o Artigo de opinião para ser completo, é
preciso que contenha título, introdução, desenvolvimento
e conclusão. Leitura.
5º Passo
O professor precisa explicar cada parte da estrutura do Artigo de Opinião, pois é de grande importância o
aluno entender essa “fórmula”. Comente, primeiramente,
sobre a introdução. Fale que é nessa parte que o tema
é apresentado por aquele que escreve o artigo. No
desenvolvimento, o aluno vai expor as opiniões
acompanhadas de argumentos consistentes,
procurando deixar claro para o leitor, o seu
ponto de vista.
6º Passo:
Na conclusão do texto, ou seja, no último parágrafo,o aluno terá que expor sua opinião final e oferecer uma
reflexão para o leitor.
Fonte: Programa O Povo na Educação/ Carlos Eduardo
carloseduardo@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário