Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 31 de julho de 2012

O POVO na Educação chega a Cascavel


Elementos do jornal impresso, jornal mural e debates foram práticas trabalhadas durante os encontros promovidos pelo O POVO na Educação e Secretaria de Educação do município de Cascavel/CE. Os professores que participam dos encontros compartilham práticas, estratégias, textos e melhores formas de “conquistar” o aluno para a leitura de jornal. Os profissionais compreendem que, com a leitura do jornal impresso, o objetivo de formar leitores críticos, numa perspectiva efetiva de cidadania e participação social será algo possível de ser alcançado.
DESENVOLVIMENTO
Leitura Pedagógica de Jornal
Todo programa de jornal e educação deve possibilitar, de forma especial para novos leitores, a oportunidade de acesso ao meio jornal, seja ele impresso ou digital. O POVO na Educação trabalha fundamentalmente com o jornal impresso, levando aos professores o curso de Leitura Pedagógica de Jornal, que favorece o crescimento da criatividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
Educação e Criatividade
A criatividade unida ao conhecimento do professor contribui com o aumento do prazer de ler e favorece a construção do conhecimento. O educador que utiliza práticas novas e dinâmicas, terá um rendimento muito maior no que diz respeito ao aprendizado do aluno. Pensando nisso, as oficinas pedagógicas com o jornal foram criadas para que os processos pedagógicos sejam inovadores, criativos, atraentes e atuais de ensino – aprendizagem.
Jornal Mural e Jornal Falado
Os educadores do município de Cascavel realizaram simultaneamente duas atividades. A primeira delas foi o jornal mural. Cada equipe apresentou notícias e textos relacionados ao universo escolar e que possuem mais interesse nas escolas. Em relação ao jornal falado, a criatividade foi intensa. Os professores criaram notícias com criticidade e dicas de atividades culturais.
Educadores e a leitura de jornal
Os profissionais da Secretaria de Educação acreditam em um domínio mais pleno de leitura, escrita e interpretação realizadas nas escolas. Por isso, mensalmente, estão reunidos para a realização de pesquisas das melhores estratégias para que esse domínio aconteça. A criatividade desses profissionais e o prazer pelo trabalho em equipe são visíveis em cada um, fazendo com que um trabalho sólido aconteça e chegue ao alvo esperado. Na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário