Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Jornal da Manhã recebe Selo ODM pelo Projeto Vamos Ler

O Jornal da Manhã está entre as 109 empresas que serão contempladas com o Selo ODM 2012/2013 nesta terça-feira, dia 17. O Selo é conferido pelo Movimento ‘Nós Podemos Paraná’, como reconhecimento do trabalho desempenhado pelas instituições que contribuíram para o alcance dos Objetivos do Milênio no Paraná.

A inclusão do JM nesta lista tem como um dos destaques o trabalho apresentado através do Projeto Vamos Ler, que promove a leitura de jornais nas escolas da região dos Campos Gerais, colaborando na formação de cidadãos críticos desde os primeiros anos escolares. Para a coordenadora adjunta do Vamos Ler, Talita Moretto, a eleição comprova que o JM está no caminho certo.

“Receber o selo ODM é mais uma conquista que confirma a preocupação social do Vamos Ler com a educação. Se não acreditassem no potencial transformador que um Programa Jornal e Educação tem ao atuar na promoção da visão crítica do jovem de hoje, que será o adulto com o poder de decisão amanhã, com certeza não teriam olhado e nem aceitado essa parceria, porque eu vejo este selo como uma parceria para colocar em pauta a sociedade e suas fragilidades, que podem ser fortalecidas quando educamos a juventude”, diz Talita.

Além do Jornal da Manhã, outras instituições de Ponta Grossa obtiveram destaque na lista. Recebem também o Selo a Associação do Parque Histórico de Carambeí, reflexo do trabalho consciente desenvolvido nos Campos Gerais, buscando sempre envolver a comunidade em ações ambientais e sociais, também com destaque para a parceria com o Projeto Vamos Ler. Nessa parceria, aproximadamente 9 mil estudantes já foram atendidos, sendo que boa parte desse número foi através do Vamos Ler.

Sempre em busca de se tornar um referencial para a comunidade e uma instituição sustentável consciente, a APHC já promoveu a Oficina de Culinária Holandesa do Senac em Carambeí, organizou e promoveu a turnê da Philips Symfonie Orkest, promoveu o Pedala Curitiba Ano da Holanda, fez uso de madeira certificada para a construção da Vila Histórica e criou o Plano de Destinação de Resíduos, que conta com lixeiras seletivas e a separação do lixo reciclável que é encaminhado a Cooperativa de Catadores de Carambeí.

Para compensar o carbono gerado durante as festividades do Centenário e a construção da Vila Histórica, a APHC promoveu também o plantio de 3,9 mil árvores nativas por crianças que visitaram o espaço com suas escolas, levando a instituição a ganhar o selo Carbono Zero do Instituto Chico Mendes.

Certificado pode ser utilizado em divulgação
De Ponta Grossa, a instituição privada CCR RodoNorte Concessionária de Rodovias Integradas S.A. e também a Universidade Estadual de Ponta Grossa foram contempladas, e recebem o Selo na terça-feira, em cerimônia a ser realizada em Curitiba.

O Selo poderá ser utilizado nos materiais promocionais das empresas e instituições certificadas e tem validade de um ano. Receberão o Selo, 42 empresas e 67 instituições públicas e do terceiro setor de 42 municípios do Paraná. Inscreveram-se para esta edição 137 empresas e instituições.
Fonte: Jornal da Manhã 17/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário