Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

DM na Sala de Aula e o jornal como suporte pedagógico

Nesta edição do DM na Sala de Aula o jornal serve como suporte pedagógico e alternativo para trabalhar temas amplos do conhecimento: a amizade e o convívio com os colegas e a as cores de uma alimentação saudável!


EMEI SILOÉ ROCHA BORDIGNON

Dia de comemorar a amizade
Aproveitando a data especial, os alunos criaram amigos bonecos e conversaram sobre a importância da relação com os amigos
Quem nunca teve um amigo imaginário ou considerou como melhor amigo algum boneco na infância? A partir de tais experiências, a professora Taisa Schleder ajudou a turma de educação infantil a criar seus próprios amigos. 
















“Através do diálogo sobre amizade os alunos puderam expressar seus sentimentos ao confeccionar os bonecos. Realizamos uma roda de conversa onde cada aluno pode falar sobre seu amigo, como ele(a) é e até mesmo dizer o que mais gosta nele(a). De acordo com a teoria histórico-cultural, de Vygotski, o desenvolvimento do ser humano ocorre por meio das relações sociais , então procuramos fazer com que os alunos de forma oral dialogassem sobre esta relação”, explicou a professora da Escola Municipal de Educação Infantil Siloé Rocha Bordignon.

Para fazer o boneco, a turminha utilizou as folhas de jornal dobradas para dar a forma e, posteriormente, a roupa ao estilo de cada um foi desenhada. Por fim, cada boneco e amigo recebeu um nome para dar início a brincadeira.


EMEI FRANCISCO BIANCHINI
A combinação das cores e da alimentação
Através misturas e texturas, os alunos desenvolveram a motricidade na confecção de alimentos em papel jornal


Projeto Alimentação, ministrado pelo professor Macheli Lima, trabalhou com a turma da pré-escola o desenvolvimento e a combinação de da materialidade para uma alimentação saudável. Com a mistura de cores, foram trabalhadas as misturas, como o amarelo e o vermelho que dão vida ao laranja.


Após a técnica, foram feitas frutas e pintadas conforme sua cor. O professor da Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Bianchini, aproveitou a prática para trabalhar a motricidade e ensinar a importância de comer bem.



Projeto DM na Sala de Aula
O que
O DM na Sala de Aula é um programa do Jornal Diário da Manhã/RS, realizado nas cidades de Passo Fundo e Erechim, onde se trabalha com professores de escolas públicas e particulares, dando sugestões para a utilização do jornal como instrumento didático-pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário