Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Alunos de escola rural criam informativo

O informativo gigante virou o meio de comunicação mais vistona escola
Foto: EM Rural Cláudio Mascarenhas (Ponta Grossa/PR)
Os alunos do 5º ano da Escola Rural Municipal Prefeito Claudio Mascarenhas (Pinheirinho – Ponta Grossa), com a ajuda da professora Tatiana Assis e da diretora Audrey do Prado, criaram o jornal mural ‘Noticiário do Claudinho’, com noticias sobre a cidade, a escola, moda, televisão, aniversariantes do mês, anúncios e esportes. O informativo gigante virou o meio de comunicação mais visto da instituição. “Quando recebemos o jornal nas terças-feiras é uma alegria. Foi então que percebemos que as informações que dele obtínhamos seriam mais bem aproveitadas se pudéssemos desenvolver um trabalho de divulgação, de forma simples, mas que não perdesse o foco de informar”, explica Tatiana.
O jornal é semanal e montado pela própria turma. As crianças são divididas em equipes e cada uma fica responsável por uma parte do noticiário. No jornal, os alunos selecionam as noticias que chamaram mais a atenção de todos da turma e utilizando o exemplar que é da professora recortam e montam o material que vai para a divulgação. “O nosso intuito e fazer com que eles criem o hábito da leitura do jornal, mas que também se tornem pesquisadores. Os nossos pequenos jornalistas procuram mobilizar a escola sobre a importância de se estar sempre informado com os fatos da cidade, já que na comunidade do Pinheirinho o acesso à informação esta intimamente ligada ao processo de ensino e aprendizagem”, esclarece a professora.
São contempladas noticias sobre saúde, educação, policial, política, além de pesquisas de palavras e textos de acordo com o que conteúdo disciplinar. Tudo isso tem como objetivo maior produzir o jornal local com noticias exclusivamente da escola porque os educadores estão desenvolvendo um projeto sobre as olimpíadas. “Realizaremos uma miniolimpíada para que eles possam vivenciar e entender o sentido das coisas que estão acontecendo em nossa volta. Assim, os alunos estarão se preparando para desenvolver o trabalho de repórter mirim, realizando a divulgação das informações sobre o evento local”, revela tatiana.
Fonte: Página JM na Educação - Jornal da Manhã/PR/ Texto: Talita Moretto 15/05/2012

Um comentário:

  1. Parabéns, ótimo trabalho. Também estou começando um projeto com jornal com meus alunos do 3º ano. Espero que eles gostem também.

    ResponderExcluir