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segunda-feira, 21 de maio de 2012

Com criatividade, as crianças puderam ser apresentadas à noção do coletivo e do exterior, na construção das próprias leituras do mundo

Há uma semana, o Anuário Brasileiro da Educação Básica divulgou a publicação do Todos pela Educação, que tem por base reunir informações para se pensar a educação brasileira e as soluções para uma estrutura já defasada. 


Entre as porcentagens, três índices chamam a atenção: 51,4 % das crianças de escolas públicas 
que concluíram a 2ª série (3ª ano) do Ensino Fundamental não obtiveram os conhecimentos básicos; 50,2% dos jovens de 19 anos concluíram o Ensino Médio em 2009; e 1/3 dos alunos que deveriam estar no Ensino Médio, estão no Ensino Fundamental. O ciclo é vicioso e, como se sabe, é a estrutura para crescer deve ser erguida no início, caso contrário, tudo desaba após os primeiros passos mal sucedidos. 

Outra pesquisa é aliada da primeira: uma das conclusões dos estudos intitulados Retratos da Leitura no Brasil, pelo Instituto Pró-Livro, ponderou que a figura mais influente para formar leitores é o professor, seguido das mães e família. Mais uma vez, o essencial começa com pequenas ações no mesmo espaço em que sempre esteve.


O ponto de vista entre o exterior e o individual
Observar o outono através do jornal foi a temática do trabalho de alunos da creche

Com a orientação da professora Ilzira, a primeira parte do trabalho foi um passeio no pátio da escola para que as primeiras percepções de cores e formas fossem notadas. Na volta à sala de aula, com o suporte do jornal uma leitura visual foi feita, principalmente das fotos, numa referência ao passeio.

Para finalizar a atividade as folhas do jornal foram amassadas ara confecção de uma árvore, colorida com a ajuda de tinta guache. “Com esta atividade nosso objetivo foi mostrar a estação do ano que estamos e que o mundo letrado esta em toda parte, além de acessível para todas as classes sociais.”, ressaltou a Ilzira, professora da Escola Municipal de Educação infantil Abelhinhas.

Com criatividade, as crianças puderam ser apresentadas a noção do coletivo e do exterior, na construção das próprias leituras do mundo.
Bonecos foram feitos com folhas do jornal para enriquecer o conhecimento das crianças
Alunos de três a quatro anos da pré-escola trabalharam a motricidade com a técnica de aprender como funciona o corpo humano. A divisão do corpo em cabeça, tronco e membros ajudou os alunos a visualizarem as formas respectivas.

Antes de amassar as folhas do jornal, treinado a motricidade, os pequenos olharam as imagens que ilustravam as reportagens e propagandas, a fim de reconhecer as pessoas das fotografias. O mais divertido ficou por conta de saber que pelos movimentos dos membros é que podemos nos locomover, correr, brincar e realizar outras ações.

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