CONTEÚDO DIFERENTE
Pensando na importância do tema “liberdade de expressão” e, ao mesmo tempo, associando-o com o conteúdo da disciplina de Técnicas de Redação para o 3o. ano do ensino médio, a professora Ayne Regina Gonçalves Salviano, do Colégio Toledo, em Araçatuba/SP, propôs que grupos de alunos executassem uma campanha comunitária sobre o assunto. A forma escolhida para apresentação das ideias foi a confecção de cartazes (alguns reproduzidos nesta página).
TRABALHO EM EQUIPE
Durante as pesquisas para a execução do trabalho, os jovens aprenderam que mesmo hoje, no mundo globalizado, não há liberdade de expressão e de imprensa em toda a parte, a todo o momento. Tanto o Brasil como os outros países do resto do mundo não estão totalmente livres da censura. Há muitos que ainda sofrem com a falta da liberdade de expressão, como Venezuela, Bolívia, Cuba, Egito, Coréia do Norte e, atualmente, a Síria. Nestes locais não há interesse dos governantes que a informação gere opinião crítica.
EXPOSIÇÃO DE IDEIAS
Aproximadamente 40 alunos participaram da confecção dos sete cartazes apresentados. Antes de expor o trabalho ao público da escola e do Centro Universitário Toledo, os jovens argumentaram, em sala de aula, com os colegas, as razões por escolherem temas como a liberdade do pensamento individual, a crítica a veículos de comunicação considerados (por eles) manipuladores até a liberdade (ou não) de reproduzir conteúdos da internet.
“Foi um trabalho motivador, interessante, que mexeu com o conhecimento histórico e de atualidades deles, mas também com o lúdico, da leitura livre, dos recortes, da colagem e outros atrativos necessários aos cartazes”, comentou a professora Ayne Salviano, que também é coordenadora do Ler para Crescer e usa sistematicamente a mídia durante suas aulas.
Fonte: Programa Ler para Crescer/ Jornal Folha da Região/SP
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