Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Estudantes criam charges a partir de notícias

Professoras utilizam publicações do Jornal da Manhã para mostrar aos alunos de quinto ano a associação de linguagem verbal e não-verbal na produção de um texto crítico



Para auxiliar os alunos do 5º ano a compreenderem melhor a informação que associa linguagem verbal e não-verbal e, partir daí desenvolver a opinião crítica, as professoras Marciane Barbosa e Isabel Cristina Guimarães, da Escola Municipal Catarina Miró (Ponta Grossa) utilizaram as charges publicadas no Jornal da Manhã. “Desde que começamos a receber o jornal, tornou-se um hábito observar a charge, realizar uma interpretação oral e observar os detalhes nos desenhos relacionando-os com o que está escrito”, contam as educadoras.

Por expressar com humor temas atuais e do cotidiano é que a charge chama tanto a atenção dos jovens, o que facilitou o trabalho das educadoras. Após obvervar as charges, elas pediram aos alunos para opinarem e contarem o que já sabiam sobre o assunto retrato na ilustração. Eles então escolheram uma notícia do JM para produzirem as suas charges.


Uma das grandes dificuldades dos alunos em suas produções é se colocar no lugar do leitor e passar as informações necessárias para que se compreenda a ideia. Para o jovem Gabriel Filipowski, “é muito mais fácil interpretar uma charge do que produzi-la”. Ele compreendeu que precisa combinar linguagem verbal e não-verbal, sem exagerar na parte escrita, mas dando condições ao leitor de entender a mensagem. “Os alunos gostaram da atividade e reconhecem em suas próprias charges o que poderia ser melhorado”, destacam as professoras.
Fonte: Jornal da Manhã/Talita Moretto 08/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário