Sugestões de atividades do pessoal do programa Diário na Sala de Aula, do jornal Diário do Nordeste, do Ceará.
Várias atividades com Jornal podem ser realizadas em equipe. Esses trabalhos em grupo proporcionam um excepcional alcance na chamada “socialização” dos alunos.
Ao incentivar a interação entre a turma, ganha-se em aprendizado e em percepção de grandezas fundamentais para o futuro dos alunos como solidariedade e tolerância.
A seguir alguns exemplos simples e práticos de atividades em equipe:
“ISSO ME INTERESSA!”
Objetivo: Estimular a capacidade de classificar, associar, conduzindo o aluno a adotar uma postura crítica diante do material lido.
Material: 10 matérias recortadas do jornal Diário do Nordeste, cópias das matérias para cada aluno, lápis de cor ou pincel.
Procedimento: O professor estabelece uma classificação por cor para as matérias, por exemplo: “vermelho” = muito interessante; “amarelo” = interessante; “laranja” = bom; “verde” = regular; “violeta” = chato; “preto” = muito chato.
Os alunos lêem as matérias, estabelecendo uma cor para cada uma, de acordo com a classificação. Os alunos reúnem-se em grupos de 4 pessoas e discutem as classificações pessoais.
***************************************************************************************************************************
“FOTOS E ADJETIVOS”
Objetivo: Estimular a criatividade e a associação.
Material: Um jornal Diário do Nordeste para cada grupo de 4 alunos, tesoura, lápis ou caneta, papel.
Procedimento: Os grupos elaboram um adjetivo que corresponda a determinado tipo de foto que normalmente se encontra no jornal (triste, bonita, alegre, expressiva, feia, etc.). Em seguida, procuram no jornal as fotos que se encaixem nesse adjetivo, recortam e colam numa folha.
Os grupos trocam as folhas e tentam adivinhar qual foi o adjetivo escolhido pelo outro grupo.
***************************************************************************************************************************
“AMIGO SECRETO”
Objetivo: Integrar os alunos e estimular os aspectos afetivos do seu desenvolvimento.
Material: Jornal, tesoura, papéis, fitas, cola, tinta.
Procedimento: Os alunos organizam um “amigo secreto” e cada um recebe o nome de um colega. Eles procuram no jornal Diário do Nordeste um “presente”, ou seja, uma matéria, foto, anúncio, ilustração ou qualquer coisa que eles achem que “combina” com a personalidade da pessoa representada. Em seguida, eles expõem para a turma o que cada um representou como “imagem” do outro.
***************************************************************************************************************************
“RODA VIVA DE ENTREVISTAS”
Objetivo: Integrar o grupo, desenvolvendo a capacidade de interpretação e criatividade.
Material: Duas matérias do Jornal Diário do Nordeste de interesse popular.
Procedimento: Os alunos sentam-se em círculo e recebem alternadamente cópias de cada matéria. Cada aluno lê a matéria e escreve uma pergunta para um dos personagens da história, indicando a “quem” foi endereçada a pergunta. Os alunos passam a sua matéria, mais a pergunta, para a esquerda. O aluno que receber a matéria e a pergunta, escreve uma resposta para a pergunta, dentro do contexto da história. As perguntas e respostas continuam até formarem diálogos interessantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário