Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Iniciativa do jornal Pioneiro ganha prêmio internacional



O jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, recebeu uma comenda do júri da Associação Mundial de Jornais (World Association of Newspapers and News Publishers– WAN-IFRA) com o projeto Jornalista por um Dia. O Foca – apelido do projeto em referência ao jargão que identifica jornalistas iniciantes – foi inscrito na categoria Projetos de Excelência Contínua do prêmio destinado a ações que estimulem a leitura entre os jovens.
O projeto existe desde 1997, e mais de 1,6 mil estudantes já foram Jornalista por um Dia. Os alunos da Serra são incentivados a produzir notícias, artigos, fotos, charges, crônicas ou ilustrações tratando de todas as editorias do Pioneiro. Os melhores trabalhos, anualmente, são publicados em uma edição especial encartada no jornal. De 1997 a 2011, o Pioneiro já recebeu mais de 60 mil trabalhos.
No aniversário de 15 anos do projeto, 15 ex-focas foram localizados pela equipe de reportagem do jornal. Eles falaram sobre o trabalho que exercem hoje e como a leitura foi importante nas suas vidas.
– Este é um programa extremamente completo que incentiva os alunos a aprender fazendo, não apenas relatando, mas empregando todas as etapas de produção de uma notícia – disse a diretora executiva da Associação Mundial dos Jornais Dr. Aralynn Abare McMane, ao anunciar a conquista da comenda ao editor-chefe do Pioneiro, Roberto Nielsen. Essa foi a posição do júri em relação ao Jornalista por um Dia.


Conheça o projeto: http://wp.clicrbs.com.br/jornalistaporumdia/
Fonte: Núcleo RBS de Divulgação/ Foto: Nereu de Almeida 23/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário