A (r)evolução do ensino marca a sociedade, apontando caminhos antes jamais pensados, demandando novas práticas para formar leitores dentro da escola. A língua evolui pelas interações sociais, os signos aparecem na experiência exterior, criando um fluxo contínuo entre as leituras responsivas.
As noções de comunicação social entram para a cena de tal evolução. Hoje, ouve-se falar em uma pedagogia em conexão que abarque as mudanças causadas, principalmente, pelas novas tecnologias no âmbito técnico e interativo da rede, mudando totalmente a forma de conceber as relações humanas.
Mesmo no pequeno espaço da página do programa DM na Sala de Aula (desenvolvido pelo jornal Diário da Manhã/RS) , fica a sugestão para debater essas modificações e fazer com que o aluno volte-se para a escola sem velhos dogmas. Nesta edição, apresentamos trabalhos de duas escolas diferentes que mostram como pequenas ações podem cativar os estudantes, abrindo muitas possibilidades.
As noções de comunicação social entram para a cena de tal evolução. Hoje, ouve-se falar em uma pedagogia em conexão que abarque as mudanças causadas, principalmente, pelas novas tecnologias no âmbito técnico e interativo da rede, mudando totalmente a forma de conceber as relações humanas.
Mesmo no pequeno espaço da página do programa DM na Sala de Aula (desenvolvido pelo jornal Diário da Manhã/RS) , fica a sugestão para debater essas modificações e fazer com que o aluno volte-se para a escola sem velhos dogmas. Nesta edição, apresentamos trabalhos de duas escolas diferentes que mostram como pequenas ações podem cativar os estudantes, abrindo muitas possibilidades.
EMEF ESCOLA DO HOJE
Casamento das disciplinas
As áreas da ciência e das artes foram trabalhadas de modo criativo para falar sobre a automedicação e a construção de propagandas
Casamento das disciplinas
As áreas da ciência e das artes foram trabalhadas de modo criativo para falar sobre a automedicação e a construção de propagandas
O professor Carlos Renato instigou os alunos do 7º ano a parafrasear bulas medicinais, através do Jornal Diário da Manhã. As bulas trazidas de casa e devidamente analisadas serviram de base para auxiliar a pesquisa e criar remédios que todos nós gostaríamos de ter.
“Com figuras, propagandas e muita criatividade, os alunos elaboraram supostos medicamentos para combater: o cansaço, a preguiça e outros males que afetam o ser humano. Para encerrar a atividade, foi feita uma socialização, onde cada aluno vendeu seu produto para os colegas. A Escola do Hoje tem trabalhado com projetos interdisciplinares, neste semestre, estamos trabalhando com o tema Saúde: Conhecer Para Viver Bem.”, reiterou Carlos, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Escola do Hoje.
Durante a atividade, tomou-se conhecimento dos males da automedicação e da importância da avaliação de um médico profissional. Além de uma boa aula para aprimorar as habilidades artísticas, a as ciências da saúde entraram na aprendizagem, instigando a imaginação. Quem sabe, a próxima aula pode contar com a formulação de um conto....
(Parafraseando bulas medicinais / FOTO / EMEF ESCOLA DO HOJE)
“Com figuras, propagandas e muita criatividade, os alunos elaboraram supostos medicamentos para combater: o cansaço, a preguiça e outros males que afetam o ser humano. Para encerrar a atividade, foi feita uma socialização, onde cada aluno vendeu seu produto para os colegas. A Escola do Hoje tem trabalhado com projetos interdisciplinares, neste semestre, estamos trabalhando com o tema Saúde: Conhecer Para Viver Bem.”, reiterou Carlos, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Escola do Hoje.
Durante a atividade, tomou-se conhecimento dos males da automedicação e da importância da avaliação de um médico profissional. Além de uma boa aula para aprimorar as habilidades artísticas, a as ciências da saúde entraram na aprendizagem, instigando a imaginação. Quem sabe, a próxima aula pode contar com a formulação de um conto....
(Parafraseando bulas medicinais / FOTO / EMEF ESCOLA DO HOJE)
EMEI CANTINHO FELIZ
As explicações presentes na Literatura Infantil Fragmentos mostram o poder de entendimento contido na literatura, um incentivo para a prática da leitura
As explicações presentes na Literatura Infantil Fragmentos mostram o poder de entendimento contido na literatura, um incentivo para a prática da leitura
Aproveitando a passagem da Páscoa, o livro “Que bicho será que botou o ovo?”, foi contado para os alunos de três anos do Maternal. A contação de histórias iniciadas pela professora Danusa mostrou um pouco da lógica acerca do tema.
“Os pequenos investigadores participaram de atividades que envolveram a percepção da visão, da audição, do tato, do olfato e do paladar, bem como a observação de como os animais nascem: a partir de ovos ou das mamães.”, disse a professora da Escola Municipal de Educação Infantil Cantiho Feliz.
Analisando as fotografias e as propagandas alusivas a época da Páscoa, trataram-se das formas, cores e da alimentação. Posteriormente, o jornal foi aproveitado para confeccionar cestinhas, e para descontrair, bolas de jornal serviram para brincadeiras de corrida com a capa do Super-Homem e Mulher-Maravilha, além de arremessos nas cestas confeccionadas e a tradicional roda de ovo choco.
“Os pequenos investigadores participaram de atividades que envolveram a percepção da visão, da audição, do tato, do olfato e do paladar, bem como a observação de como os animais nascem: a partir de ovos ou das mamães.”, disse a professora da Escola Municipal de Educação Infantil Cantiho Feliz.
Analisando as fotografias e as propagandas alusivas a época da Páscoa, trataram-se das formas, cores e da alimentação. Posteriormente, o jornal foi aproveitado para confeccionar cestinhas, e para descontrair, bolas de jornal serviram para brincadeiras de corrida com a capa do Super-Homem e Mulher-Maravilha, além de arremessos nas cestas confeccionadas e a tradicional roda de ovo choco.
(O jornal como suporte pedagógico / FOTO/ EMEI CANTINHO FELIZ)
Navegando...O site ZOOM, uma empresa brasileira que representa com exclusividade a LEGO® Education no país e desenvolve soluções de aprendizagem inovadoras, que introduzem um novo paradigma na educação: o de que nada supera o poder do aprender-fazendo para o desenvolvimento integral de crianças e jovens do século 21. A dica foi dada no I Seminário Nacional de Inclusão Digital, sediado em Passo Fundo durante esta semana.
Para conhecer o trabalho desenvolvido, acesse: www.legozoom.com
Fonte: DM na Sala de Aula (http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?ID=30122)
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