Brincando de estudar história e aprendendo de verdade. As aulas da professora Luciane Cristina Andersen Terezan, da Escola Municipal Santo Carraro, de Mandaguaçu, têm animado os alunos e feito do processo de ensino uma diversão, com o uso do jornal impresso. Em uma das atividades, a professora do 3º ano “D” conseguiu associar as notícias à leitura reflexiva e investigativa, acabou envolvendo não apenas os estudantes, mas também toda a família. “Pedi que conversassem com pais e avós que residiam no campo para resgatar causos que tinham relação com a matéria”, contou a professora.
Durante a investigação descobriram novas histórias locais e entenderam um pouco mais sobre o município onde vivem e se identificaram com as informações. “Foi lendo o jornal e com a ajuda da família que os alunos fizeram uma viagem fascinante pela informação local, regional, nacional e internacional. O que fizemos foi transformar informação em ação e emoção”, disse Luciane.
Eles já se familiarizaram com o jornal, conseguem rapidamente manuseá-lo, encontrar os assuntos de maior interesse, refletir sobre os fatos que têm – ou não têm – relação com o dia a dia de cada um. Com informação de qualidade, foco de reflexão e mediação do educador, os alunos conseguem utilizá-la para tomar decisões. “Mais do que leitura descontraída aconteceu troca de informações atualizadas e importantes na aprendizagem”, ressalta a professora.
Fonte: Blog O Diário na Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário