Os alunos do 5° ano da Emef José Herculano de Araújo Ordine, de Araçatuba/SP, estão descobrindo uma nova forma de entrar em contato com a leitura. Os estudantes estão montando um jornal dentro da sala de aula. O objetivo é descobrir os acontecimentos da cidade e região, além de conquistar uma nova visão do mundo.
Segundo a professora Ana Carolina Sousa, coordenadora do projeto, o contato com a leitura e a descoberta do jornal começou no início de 2010 quando o jornal Folha da Região foi levado para dentro da sala de aula. A professora explica que a intenção inicial era mostrar aos alunos o que existe além dos portões da escola.
"A ideia do jornal partiu da própria classe, que queria se inteirar sobre os acontecimentos atuais e, também, usá-lo como um meio de fazer reivindicações escolares”, conta a educadora.
CONQUISTAS
Para a aluna Vitória Lilian JesusFerreira, de 9 anos, “está sendomuito legal fazer o jornal”. Deacordo com ela, a turma vai ficarmuito feliz quando ele ficar completamentepronto, “Percebi queminha leitura melhorou muito e estouem dia com as informações,"ressaltou.
A professora Ana Carolina explicaque os assuntos escolhidos parao jornal dos estudantes são referentesaos acontecimentos da escola."Eles estão fazendo reportagenssobre o ambiente escolar, contam‘polêmicas’ que surgem entre os alunos, falam sobre o material escolar e a importância do uso do uniforme,"adianta. No informativo ainda foi reservado espaço para uma agenda de festas, dicas de leitura, histórias em quadrinhos eum espaço onde os alunos podem expressar opiniões.
Para Guilherme Adrian Francelino de Jesus, de 10 anos, a leiturado jornal e a preparação dasmatérias estão sendo muito importantes."Cada dia aprendo algonovo e o mais legal é que o jornal está virando uma leituragostosa. É muito bom aprenderdesse jeito", afirma.
APRENDIZADO
Para o estudante Felipe Diasde Oliveira, o conhecimento de novaspalavras e o aprendizado da língua portuguesa estão sendo muito importantes. "Existem muitas palavrasdiferentes. Quando não entendoa palavra, é bem provável quenão entenderei a matéria. Então, as palavras que não conheço, vou buscar no dicionário. Assim, consigo sempre melhorar meu vocabulário e a gramática", acredita.
O jornal que está sendo preparado pelos estudantes será bimestral. Segundo a professora, os alunos têm liberdade para escrever o que desejam. Todas as atividades são guardadas para a data do fechamento, que ficará a critério dos próprios estudantes.
SALDO POSITIVO
A professora Ana Carolina afirma que o trabalho de fazer um jornal na sala de aula já rendeu
muitos frutos positivos. Segundo ela, os estudantes tiveram melhorias em diversas áreas, como leitura, interpretação de textos e também na produção textual.
A professora Ana Carolina afirma que o trabalho de fazer um jornal na sala de aula já rendeu
muitos frutos positivos. Segundo ela, os estudantes tiveram melhorias em diversas áreas, como leitura, interpretação de textos e também na produção textual.
Além disso, a professora explica que, por meio da leitura periódica do jornal, as crianças estão adquirindo senso crítico e se posicionando ativamente sobre os assuntos abordados, especialmente os mais polêmicos.
O trabalho de levar o jornal na sala de aula começou em 2010 quando os alunos estavam na 4° série. Com os resultados positivos obtidos, a escola José Herculano de Araújo Ordine quis aprimorar o trabalho, agora com o apoio do Programa Ler para Crescer, que ajuda professores e distribui gratuitamente os exemplares dos jornais.
Fonte: Folha da Região - Programa Ler para Crescer (3 de Maio/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário