Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Alunos criam charge a partir de notícia de jornal


Notícia sobre operação na Assembleia Legislativa do Paraná resultou em um estudo crítico envolvendo História, Artes, Língua Portuguesa e informação.

Como manifestar o senso crítico em jovens estudantes? Foi essa a indagação das professoras Ana Paula Serafim (História), Rosana Malanski (Artes) e Salete Franczak (Língua Portuguesa), da Escola Estadual Pio XII, em Irati, ao perceber que não apenas a leitura de notícias e outros textos publicados em jornal eram capazes de promover a crítica em seus alunos. Elas utilizaram como ponto de partida a charge, por acreditar que o senso crítico pode ser desenvolvido não somenste com a leitura de textos jornalísticos, mas também através do estímulo à criatividade e humor. “A análise de charges de um jornal permite a percepção do humor crítico e das ideias implícitas no discurso do texto”, acreditam as educadoras. O trabalho foi desenvolvido na turma do 9º Ano ‘C.’




O que mais motivou a participação coletiva na produção das charges foi a notícia divulgada dia 27 de abril no Jornal da Manhã: Assembleia Legislativa é alvo de operação da Receita. Um assunto que teve grande repercussão na mídia.


Aproveitando a informação, a professora de História, Ana Paula, envolveu o conteúdo dos ‘Desafios Educacionais Contemporâneos’ (Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná). Ela explica que o tema deve ser abordado em conjunto com as temáticas planejadas pelos docentes durante o ano letivo e que diz respeito à fiscalização e controle do dinheiro público por parte de cada cidadão brasileiro. “Cabe aqui destacar a educação fiscal, já que a mesma envolve fraude e corrupção com relação ao desvio do dinheiro público. Neste contexto, foram esclarecidos alguns termos específicos, tais como ‘laranja’, ‘operação’ e ‘tubarão’, para que os alunos compreendessem melhor o texto”, explica.

As educadoras comentam que todos demonstraram interesse e repúdio pelo teor da notícia, questionaram questões políticas, como corrupção, e recursos destinados à educação e saúde. Elas perceberam uma preocupação social e política através das imagens e textos que eles usaram para criar as charges.


Fonte: Programa Vamos Ler/Jornal da Manhã-PR Maio/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário