Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Faça Você mesmo!!! Dicas para um bom Poetrix!!!

Compartilhamos dicas de Goulart Gomes, criador da linguagem poética Poetrix, para que você e seus alunos criem o seu. As dicas foram publicadas no dia 17 de março de 2011 na páginas do JM nas Escolas, do programa Vamos Ler, do Jornal da Manhã (Ponta Grossa/PR).

Evite as orações coordenadas. Um poetrix não é uma frase ‘fatiada’ em três partes.
Explore o poder do título. Por vezes ele pode ganhar uma característica de ‘verbete’, sendo definido pela estrofe.
Minimalize. Corte tudo o que está sobrando. Escrever um poetrix é lapidar um diamante. É preciso sempre trabalhar o texto. Literatura é 10% inspiração e 90% transpiração.
Pesquise. Enriqueça o seu texto com informações pertinentes.
Não confunda Poetrix com Hai-Kai. Para isso, é importante conhecer, também, os fundamentos do hai-kai.
Utilize figuras de linguagem. Em todas as formas poéticas, o uso de figuras de linguagem, metáforas, tropos e imagens enriquecem bastante o texto.
Não force rimas. Poetrix não é soneto. Às vezes pode-se dispensar completamente uma rima, utilizando-se bem o ritmo, a sonoridade e a riqueza semântica das palavras.
Poetrix não é provérbio.
O não-dito fala mais que o dito. Faça com que seu texto “dialogue” com o leitor, permita que ele faça sua própria “viagem” nas palavras.

Goulart Gomes é bahiano, é o criador da linguagem poética Poetrix (1999), e fundador do Grupo Cultural Pórtico (1995). Obteve 65 prêmios em concursos de poesia, prosa e festivais de música e participou de 48 coletâneas publicadas no Brasil, Cuba, Espanha, USA, Itália, França e Coréia do Sul e tem trabalhos divulgados em vários outros países. Atualmente é o Coordenador Geral do Movimento Internacional Poetrix.
Homepages: www.goulartgomes.com www.movimentopoetrix.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário